Cientistas já sabem porque é que este coelho anda só com as patas da frente

(dr) R. Cavignaux / Carneiro M et al., 2021, PLOS Genetics

O coelho saltador d’Alfort

Cientistas conseguiram perceber qual é a razão genética que faz com que estes coelhos muito raros andem só com as patas da frente.

De acordo com o site Science Alert, o coelho saltador d’Alfort é muito raro e distingue-se por andar com as patas traseiras no ar. Apesar de parecer uma característica divertida, a verdade é que está associada a alguns problemas que debilitam o animal.

Agora, o único coelho macho desta raça que ainda se encontra vivo ajudou uma equipa de cientistas, na qual se incluem vários portugueses, a entender melhor a razão genética por trás desta situação.



Os investigadores cruzaram este macho com uma fêmea de raça branca da Nova Zelândia e, depois, cruzaram os filhos de ambos. No total, a equipa criou 52 coelhos, dos quais 23% carregavam duas cópias do gene mutante semelhante ao do coelho original.

Agrupando o ADN dos coelhos jovens saltadores e não saltadores, os cientistas usaram o sequenciamento completo do genoma para comparar os dois grupos. No final, e tal como tinham previsto, houve apenas um gene que se destacou.

Segundo o mesmo site, a causa desta forma de andar defeituosa parece estar numa mutação num local conservado evolutivamente de um gene conhecido como RORB, que dá instruções às células dos mamíferos para que possam criar certas proteínas.

As proteínas RORB são geralmente encontradas em todo o sistema nervoso dos coelhos, onde ajudam a transformar o código genético num modelo de construção de proteína. Esta mutação em particular, contudo, causa uma diminuição acentuada do número de neurónios da medula espinal que podem realmente produzir a proteína.

Aliás, duas cópias da mutação RORB resultaram mesmo na inexistência da proteína na medula espinal, o que estava relacionado com a incapacidade dos coelhos de saltar. Outras crias da ninhada capazes de saltar com as patas traseiras não apresentaram, por sua vez, esta perda de proteína.

Assim, concluíram os cientistas, no estudo publicado a 25 de março na revista científica PLOS Genetics, o gene RORB deverá ser o que permite aos coelhos movimentarem-se. E também poderá ser a chave para o salto de outros mamíferos.

Estas conclusões baseiam-se em estudos anteriores em ratos, que mostraram que os animais sem este gene também tinham um andar diferente, semelhante ao de um pato.

Apesar de serem necessárias mais pesquisas sobre os efeitos desta mutação RORB, parece certo que está envolvida de alguma forma nesta característica, até porque foi a única variante identificada em toda a sequência do genoma dos coelhos que teve algum impacto no salto.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …