Nota misteriosa na agenda secreta de Salgado reporta para o negócio dos submarinos

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

A agenda pessoal de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, tem uma nota misteriosa com a palavra submarino que será uma referência ao negócio feito pelo Estado português para a compra de dois submergíveis a um consórcio alemão.

O código misterioso “Pacote 100M € xxx submarinos” surge numa nota de 18 de Novembro de 2013 às 13 horas, na agenda pessoal de Ricardo Salgado, conforme reporta o Correio da Manhã (CM).

O Ministério Público (MP) apreendeu a agenda pessoal de Salgado em Dezembro de 2014, no âmbito do caso Grupo Espírito Santo (GES), depois de buscas feitas a escritórios do ex-banqueiro.



A agenda de 30 páginas foi passada a pente fino pelo MP e inclui nomes de políticos e empresários que Salgado terá contactado ao longo de 2013.

A referência misteriosa alusiva aos submarinos surge numa data próxima da reunião do Conselho Superior (CS) do GES, que ocorreu a 7 de Novembro de 2013, onde Salgado referiu que a família Espírito Santo ficou com uma comissão de cinco milhões de euros e que os administradores da Escom, a empresa do GES que intermediou a compra dos submarinos, ficaram com 15 milhões no âmbito do negócio.

Já em Dezembro de 2014, na Comissão Parlamentar de Inquérito ao BES/GES, Salgado assumiu que “o montante recebido é superior aos cinco milhões de euros referidos”.

Nessa ocasião, o ex-banqueiro também notou que a administração da Escom lhe garantiu que “não foram pagas comissões a ninguém da área política”.

Paulo Portas será um dos nomes de políticos incluídos na agenda secreta de Salgado, de acordo com o CM. O actual comentador da TVI era ministro da Defesa aquando do negócio dos submarinos.

O processo de aquisição de dois submarinos pelo Estado Português, em 2004, foi investigado pelo MP devido a suspeitas do pagamento de luvas a políticos e intermediários no negócio.

O inquérito acabou por ser arquivado em Dezembro de 2014, ao cabo de oito anos de investigação, por falta de provas.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Agora… Depois de anos de investigação, aparecem estes tesourinhos… Sim senhora. Avante Portugal para o precipício. Alegremente a beber um cafezinho e a falar de futebol

  2. Deixem-se de tretas e mais tretas… A justiça para “grandes e pulhíticos” já foi comida pelo cão há milénios e muitos milhões de vezes dejectadas…. Por favor, não metam mais “ULURUs” nos olhos do povo… CHEGA! Política e corrupção são “SINÓNIMOS”. Para quem não sabe o que é ULURU, vá ao Google!…..

  3. Neste caso é mesmo a direita, não são os socialistas!! Ou tem dúvidas de que Paulo Portas e Ricardo Salgado pertencem à direita? Claro que este caso acabou arquivado, não seria de esperar outro desfecho! O Paulinho era ministro da defesa dos seus interesses e dos de alguns amigos. não do estado como é evidente!!

RESPONDER

Escalada de violência em Gaza. Israel volta a atacar em resposta a balões incendiários

Forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado pela primeira vez na …

Os humanos estão a criar condições que podem iniciar uma nova pandemia

Os humanos estão a criar condições ambientais que podem levar a novas pandemias, indica um novo estudo da Universidade de Sydney. O novo estudo da Sydney School of Veterinary Science sugere que a pressão sobre os …

Governo aperta cerco, mas especialistas queriam mais. Desconfinamento pode estar em risco

Numa altura em que os números de casos diários não para de subir, a preocupação cresce. Apesar das novas medidas tomadas pelo Executivo na zona de Lisboa - a mais afetada do país - Portugal …

Guterres é hoje empossado para segundo mandato à frente da ONU. Marcelo estará presente

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, presta hoje juramento e toma posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Desta forma, a …

Câmara de Lisboa proíbe instalação de ecrãs no espaço público durante Euro2020

A instalação de ecrãs no espaço público durante o período do Euro2020 não será autorizada pela Câmara Municipal de Lisboa, tendo em conta a situação pandémica, anunciou hoje o município. “A Câmara Municipal de Lisboa, tendo …

A sucção da tromba de um elefante é mais rápida do que a velocidade de um comboio-bala

Os elefantes conseguem sugar coisas a uma velocidade de 530 quilómetros por hora — mais rápido do que um comboio-bala japonês. A tromba dos elefantes é-lhes altamente útil, já que a usam tanto para comer como …

Mais de metade dos rios do mundo não flui todo o ano

Entre 51% e 60% dos 64 milhões de quilómetros de rios e riachos do planeta Terra não fluem periodicamente ou secam durante parte do ano. De acordo com a agência Europa Press, este é o resultado …

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …