Códigos misteriosos e encontros com políticos. MP passa agenda de Salgado a pente fino

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado

Encontros com políticos, como Sócrates e Passos Coelho, e 40 reuniões com Manuel Pinho, entre códigos secretos que envolvem António Mexia, o presidente da EDP. São alguns dos dados que as agendas de Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, revelam aos investigadores do Ministério Público.

As agendas apreendidas a Ricardo Salgado, com dados desde 2008 a 2013, estão a ser revistas a pente fino pelos responsáveis do processo Operação Marquês. E, de acordo com a revista Visão, já permitiram aferir que o ex-banqueiro se encontrou com empresários e políticos, como os ex-primeiros-ministros José Sócrates e Pedro Passos Coelho, os ex-ministros Mário Lino (Obras Públicas) e Teixeira dos Santos (Finanças) e o ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente.

Também há nota de encontros com Manuel Pinho, o ex-ministro da Economia que é suspeito de ter favorecido a EDP, durante o Governo de Sócrates. Ao todo, a Visão fala em 40 reuniões entre Salgado e Pinho desde 2008 a 2013.

Também há um suposto código misterioso anotado numa das folhas de uma das agendas, na data de 1 de Março de 2010, e que inclui “750xxx/671277xx António Mexia EDP (Pinho)”. Esta referência faz o MP suspeitar que Salgado, Pinho e Mexia teriam interesses em comum.

Anotados por Salgado estão ainda cinco encontros com Sócrates – a 22 de Janeiro, 18 de Junho e 10 de Outubro de 2008, a 21 de Julho de 2009 e a 12 de Outubro de 2010. Nessa altura, Sócrates ainda era primeiro-ministro.

Em declarações à Visão, o antigo governante assume os encontros com Salgado, mas garante que “todas estas audiências” ocorreram a pedido do ex-banqueiro e que eram “visitas institucionais em que se falava do desempenho do Banco, dos seus resultados, das suas expectativas e que, invariavelmente, terminavam numa troca de impressões sobre a economia portuguesa”.

O MP continua a investigar e suspeita que Salgado terá rasgado algumas das páginas das agendas e apagado dados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …