Comércio de cocaína na Europa já se faz através de “call centers” com estafetas

O Relatório Europeu sobre Drogas 2019, apresentado esta quinta-feira, em Bruxelas, mostra que o mercado da cocaína está a crescer na União Europeia e que os métodos usados para a sua distribuição são cada vez mais “inovadores”.

Segundo o Jornal de Notícias, que cita dados deste Relatório Europeu sobre Drogas, o mercado da cocaína está a crescer na União Europeia, não só pelo aumento do número de apreensões bem como as quantidades apreendidas. Além disso, em 2017, o grau de pureza desta substância nas ruas europeias atingiu o nível mais elevado de sempre.

O relatório apresentado hoje em Bruxelas mostra ainda que há também uma maior diversidade dos métodos usados para a sua distribuição, chamando-os mesmo de “inovadores” .

Os autores desta pesquisa, realizada pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, mostram que os traficantes utilizam agora as novas tecnologias para fazer o seu negócio, com “as redes sociais, os mercados da Internet obscura (“darknet”) e as técnicas de encriptação” a serem cada vez mais relevantes.

Se nos focarmos apenas no mercado da cocaína, explica o JN, é possível concluir que a utilização generalizada de smartphones traz tanta competitividade que os vendedores já oferecem serviços adicionais para além do produto em questão.

De acordo com os investigadores, um exemplo disso é “a existência de ‘call centers’ de cocaína, que dispõem de estafetas que garantem entregas rápidas e flexíveis. Estes métodos – refletindo uma potencial “uberização” do comércio de cocaína – indiciam a existência de um mercado competitivo em que os vendedores concorrem através da oferta de serviços adicionais além do próprio produto”.

O relatório, da autoria da agência europeia com sede em Lisboa, mostra que a cocaína é a droga estimulante ilícita mais usada na UE, com 2,6 milhões de jovens adultos (15-34 anos) consumidores durante o ano de 2017.

Como há mais disponibilidade de cocaína, há também mais problemas de saúde associados: 73 mil utentes iniciaram tratamento da toxicodependência por causa desta substância – um aumento de 37% quando comparado com os valores de 2014 – e 11 mil destes utentes iniciaram tratamento também por causa do consumo de cocaína-crack.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …