Afinal, as cobras também são animais sociáveis

Judy Gallagher / Flickr

A cobra Thamnophis sirtalis

As cobras são geralmente consideradas criaturas solitárias e frias. No entanto, um novo estudo sugere que o relacionamento entre elas pode, de facto, ser mais complexo do que se pensava.

De acordo com o site IFLScience, cientistas da Universidade Wilfrid Laurier, no Canadá, colocaram 40 cobras da espécie Thamnophis sirtalis sirtalis num espaço com quatro abrigos separados em grupos de 10.

Durante oito dias, a equipa, cujo estudo foi publicado, em abril, na revista científica Behavioral Ecology and Sociobiology, observou o comportamento destas cobras, marcadas com pontos coloridos. Duas vezes por dia, as posições das cobras eram registadas, o local era limpo e os répteis colocados novamente em lugares diferentes.

Para além do facto de as cobras parecerem procurar ativamente a interação social, agrupadas em grupos de três a oito, também se reuniam rotineiramente com os mesmos indivíduos.

Para entender melhor este comportamento, os cientistas também testaram as personalidades das cobras ao avaliar a sua “ousadia”. Quer individualmente quer em grupo, a equipa registou a duração de tempo em que as cobras se aventuravam fora dos seus abrigos seguros.

Algumas exploravam mais a área, enquanto outras ficavam no seu abrigo. Estas diferenças acabaram por impactar a forma como interagiam umas com as outras, embora até as cobras mais ousadas tenham sucumbido um pouco à chamada “mentalidade de grupo” quando agrupadas, passando cerca de 94% do tempo nas suas zonas seguras.

Embora este estudo tenha sido realizado em laboratório, os autores suspeitam que este comportamento social também ocorra no seu habitat natural. Até porque é provavelmente vantajoso: podem proteger-se de outras presas e ajudar a reter o calor e a humidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …

Casamento entre pessoas do mesmo sexo passa a ser reconhecido na Costa Rica

A Costa Rica passou esta terça-feira a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma batalha que terminou com uma decisão do Supremo Tribunal Constitucional, que entrou em vigor às 00:01 locais (07:01 …

Diabéticos infetados devem monitorizar covid-19. Risco de multiplicação do vírus é "acrescido"

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram esta segunda-feira para a necessidade de os diabéticos com covid-19 “controlarem correctamente” a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o “risco” de multiplicação …

Montenegro diz ser o primeiro país "livre do coronavírus" após 20 dias sem contágios

O Montenegro declarou-se na segunda-feira um "país livre de coronavírus" ao considerar que venceu a pandemia de covid-19 no seu território, que não regista agora oficialmente nenhum caso de infeção após 20 dias consecutivos de …