Afinal, as cobras também são animais sociáveis

Judy Gallagher / Flickr

A cobra Thamnophis sirtalis

As cobras são geralmente consideradas criaturas solitárias e frias. No entanto, um novo estudo sugere que o relacionamento entre elas pode, de facto, ser mais complexo do que se pensava.

De acordo com o site IFLScience, cientistas da Universidade Wilfrid Laurier, no Canadá, colocaram 40 cobras da espécie Thamnophis sirtalis sirtalis num espaço com quatro abrigos separados em grupos de 10.

Durante oito dias, a equipa, cujo estudo foi publicado, em abril, na revista científica Behavioral Ecology and Sociobiology, observou o comportamento destas cobras, marcadas com pontos coloridos. Duas vezes por dia, as posições das cobras eram registadas, o local era limpo e os répteis colocados novamente em lugares diferentes.

Para além do facto de as cobras parecerem procurar ativamente a interação social, agrupadas em grupos de três a oito, também se reuniam rotineiramente com os mesmos indivíduos.

Para entender melhor este comportamento, os cientistas também testaram as personalidades das cobras ao avaliar a sua “ousadia”. Quer individualmente quer em grupo, a equipa registou a duração de tempo em que as cobras se aventuravam fora dos seus abrigos seguros.

Algumas exploravam mais a área, enquanto outras ficavam no seu abrigo. Estas diferenças acabaram por impactar a forma como interagiam umas com as outras, embora até as cobras mais ousadas tenham sucumbido um pouco à chamada “mentalidade de grupo” quando agrupadas, passando cerca de 94% do tempo nas suas zonas seguras.

Embora este estudo tenha sido realizado em laboratório, os autores suspeitam que este comportamento social também ocorra no seu habitat natural. Até porque é provavelmente vantajoso: podem proteger-se de outras presas e ajudar a reter o calor e a humidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …