Mar coberto de espuma pode esconder cobras marinhas venenosas que ameaçam a saúde pública na Austrália

De acordo com os especialistas, cobras marinhas venenosas, bem como detritos e toxinas de algas, podem estar escondidos entre as massas de espuma do mar que estão a cobrir várias praias da Austrália.

Depois de fortes tempestades atingirem a costa leste da Austrália nos últimos dias,  criaram-se grandes quantidades de espuma do mar, que apareceram sobretudo nas praias de New South Wales e nas costas Gold e Sunshine.

Os moradores da região foram vistos a nadar no mar que se contra repleto de espuma, mas as autoridades já avisaram os australianos para se manterem afastados da costa até que a espuma diminua.

Nathan Fife, supervisor da Surf Lifesaving Australia, disse ao Guardian Australia que o facto das pessoas estarem em contacto com a espuma não é bom para a “saúde” e acrescentou que animais, como é o caso de cobras marinhas venenosas, podem estar infiltrados, porém é difícil de os detetar tendo em conta o cenário. A espuma também pode conter detritos, como árvores e troncos, disse Fife.

Ben Redman também partilha da mesma opinião e em 2015, quando ocorreu uma situação semelhante, disse ao jornal The Northern Star que a população “não deveria nadar” na espuma.

Redman afirmou na época que as cobras marinhas “são atraídas” pela espuma e contou que foram encontradas 21 cobras durante um evento que envolveu espuma numa praia em East Ballina em 2008.

Existem pelo menos 32 espécies de cobras marinhas na Austrália, principalmente na região em torno dos recifes Swain e nas ilhas Keppel, diz o The Independent.

As cobras marinhas são venenosas, mas apenas uma pequena percentagem das picadas são fatais para os seres humanos. Contudo, em 2019, acredita-se que tenham havido duas mortes derivadas de picadas de cobras em águas australianas, sendo que as pessoas que são picadas precisam de tratamento anti-veneno o mais rápido possível.

Também a NOAA lançou um alerta, lembrando que grandes florações de algas que estão a decompor-se perto da costa podem estar escondidas sob a espuma do mar e podem impactar a saúde humana e o meio ambiente.

As bolhas de espuma do mar libertam toxinas de algas no ar, e os aerossóis resultantes podem causar irritação nos olhos e representar um risco para a saúde de pessoas com asma ou outras doenças respiratórias, sublinhou a National Oceanic and Atmospheric Administration.

  Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …