Mar coberto de espuma pode esconder cobras marinhas venenosas que ameaçam a saúde pública na Austrália

De acordo com os especialistas, cobras marinhas venenosas, bem como detritos e toxinas de algas, podem estar escondidos entre as massas de espuma do mar que estão a cobrir várias praias da Austrália.

Depois de fortes tempestades atingirem a costa leste da Austrália nos últimos dias,  criaram-se grandes quantidades de espuma do mar, que apareceram sobretudo nas praias de New South Wales e nas costas Gold e Sunshine.

Os moradores da região foram vistos a nadar no mar que se contra repleto de espuma, mas as autoridades já avisaram os australianos para se manterem afastados da costa até que a espuma diminua.

Nathan Fife, supervisor da Surf Lifesaving Australia, disse ao Guardian Australia que o facto das pessoas estarem em contacto com a espuma não é bom para a “saúde” e acrescentou que animais, como é o caso de cobras marinhas venenosas, podem estar infiltrados, porém é difícil de os detetar tendo em conta o cenário. A espuma também pode conter detritos, como árvores e troncos, disse Fife.

Ben Redman também partilha da mesma opinião e em 2015, quando ocorreu uma situação semelhante, disse ao jornal The Northern Star que a população “não deveria nadar” na espuma.

Redman afirmou na época que as cobras marinhas “são atraídas” pela espuma e contou que foram encontradas 21 cobras durante um evento que envolveu espuma numa praia em East Ballina em 2008.

Existem pelo menos 32 espécies de cobras marinhas na Austrália, principalmente na região em torno dos recifes Swain e nas ilhas Keppel, diz o The Independent.

As cobras marinhas são venenosas, mas apenas uma pequena percentagem das picadas são fatais para os seres humanos. Contudo, em 2019, acredita-se que tenham havido duas mortes derivadas de picadas de cobras em águas australianas, sendo que as pessoas que são picadas precisam de tratamento anti-veneno o mais rápido possível.

Também a NOAA lançou um alerta, lembrando que grandes florações de algas que estão a decompor-se perto da costa podem estar escondidas sob a espuma do mar e podem impactar a saúde humana e o meio ambiente.

As bolhas de espuma do mar libertam toxinas de algas no ar, e os aerossóis resultantes podem causar irritação nos olhos e representar um risco para a saúde de pessoas com asma ou outras doenças respiratórias, sublinhou a National Oceanic and Atmospheric Administration.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A tecnologia ressuscitou o "plágio" de escritores medievais

Os trabalhos de autores medievais foram "ressuscitados" com a tecnologia do século XXI numa inesperada colaboração na Universidade de St Andrews, na Escócia. Um arquivo das obras de autores ingleses medievais, que revelava uma visão internacional …

Num cenário apocalíptico, a espécie humana poderia sobreviver "com populações na casa das centenas"

Cientistas de todo o mundo debruçam-se sobre a preparação das populações (e de abrigos) para sobreviver a um possível apocalipse. Para o antropólogo Cameron Smith, não seria necessário um número muito elevado de pessoas, desde …

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …