Encontrada cobra rara com duas cabeças nos EUA

A cobra de duas cabeças, encontrada no jardim de uma casa no estado norte-americano da Virgínia, tinha cerca de duas semanas e apenas 15 centímetros de comprimento. 

Uma mulher do estado da Virgínia, nos EUA, encontrou, na semana passada, uma surpresa nada agradável no jardim de sua casa: uma cobra com duas cabeças. De acordo com os especialistas, citados pelo Science Alert, esta é uma descoberta extremamente rara.

A cobra, da espécie Agkistrodon contortrix, foi encontrada no passado domingo e removida do local para ser mantida ao cuidado de um cuidador de répteis com experiência neste tipo de animais, até ser encontrada uma solução permanente.

As cobras de duas cabeças (bicéfalas) aparecem de tempos em tempos. A sua formação ocorre devido ao mesmo processo que produz gémeos siameses – um único zigoto divide-se em dois, como se fosse para produzir gémeos idênticos, mas o processo não chega ao fim.

Este fenómeno na vida selvagem é “excecionalmente raro”, escreveu o herpetólogo John D. Kleopfer na sua página do Facebook, “porque não costumam viver tanto tempo”.

Isto acontece porque as duas cabeças são capazes de controlar o corpo, o que resulta em movimentos descoordenados (como é possível verificar no vídeo), sendo não só difícil para este animal caçar as suas presas como também acaba por o tornar numa presa fácil.

No entanto, quando estão ao cuidado de herpetólogos em museus ou jardins zoológicos, ou seja, fechadas em espaços seguros e com alimento fácil, as cobras bicéfalas podem viver durante muito tempo.

A cobra recentemente descoberta é, sem surpresa, um espécime bastante novo – tinha cerca de duas semanas quando foi encontrada e apenas 15 centímetros de comprimento. Provavelmente, adianta o mesmo site, alimentava-se de insetos.

Para já, este pequeno réptil encontra-se bem e, com sorte, poderá vir a ser exposta num museu. “Graças ao Centro de Vida Selvagem da Virgínia fomos capazes de determinar que a cabeça esquerda tem o esófago dominante e a direita tem a garganta mais desenvolvida para comer”, escreveu ainda Kleopfer. “Com um bocadinho de sorte e algum cuidado, esperamos poder vir a doá-la a um jardim zoológico para ser exibida”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …