Co-piloto parcialmente sugado de avião que aterrou em segurança

Um avião de passageiros chinês foi forçado a fazer uma aterragem de emergência depois de o para-brisa da aeronave ter explodido, a cerca de 10 mil metros de altitude, sugando metade do corpo do co-piloto para fora do avião.

O capitão Liu Chuanjian disse que o Airbus A319 estava a voar em altitude de cruzeiro quando um som ensurdecedor invadiu o cockpit. “Não houve aviso”, disse, citado pela BBC.

“O para-brisa partiu, causando um estrondo enorme. A primeira coisa que eu percebi foi que metade do corpo do meu co-piloto tinha sido sugado para fora do avião.” Felizmente, o co-piloto estava a usar o cinto de segurança.

O co-piloto foi puxado de volta para o cockpit, onde imperava o caos: a pressão e a temperatura caíram e os equipamentos estavam a falhar. “Tudo no cockpit estava a flutuar no ar”, disse o capitão. “Eu não conseguia ouvir o rádio. O avião abanava tanto que eu também não conseguia ler os medidores.”

O Sichuan Airlines 3U8633 estava a fazer uma rota de Chongqing, no sudoeste da China, para Lhasa, no Tibete, quando o acidente ocorreu. Os passageiros estavam a receber o café da manhã quando o avião mergulhou, de repente, para 7,3 mil metros.

“Não sabíamos o que estava a acontecer e entramos em pânico”, explicou um deles. “As máscaras de oxigénio caíram… E sentimos alguns segundos de queda livre antes de estabilizar novamente.”

A Administração de Aviação Civil da China disse que o co-piloto teve deslocou o pulso e sofreu alguns cortes no rosto. Outro membro da tripulação sofreu uma pequena lesão na barriga quando o avião caiu bruscamente.

O avião aterrou com todos os 119 passageiros ilesos. Vinte e sete deles fizeram check-ups médicos num hospital em Chengdu, onde o avião fez a aterragem de emergência. Mais de 50 apanharam outro voo, chegando a Lhasa na tarde do mesmo dia.

O piloto Liu tem sido muito elogiado nas redes sociais por aterrar o avião com segurança. Na terça-feira, a hashtag #ChinaHeroPilot tinha 160 milhões de visualizações e 17,8 milhões de comentários no microblog chinês Sina Weibo.

No entanto, enquanto alguns pediram que o capitão recebesse um prémio, outros exigiam melhores medidas de segurança.

A Airbus e a agência francesa de investigação de acidentes BEA enviaram equipas à China para investigar o caso.

O acidente ocorreu apenas dois meses depois de uma mulher morrer após ter sido parcialmente sugada pela janela de um avião comercial dos EUA, cujo motor explodiu no ar.

As quebras nos para-brisas são uma ocorrência razoavelmente comum e podem ser causadas por raios ou por um pássaro – quando as aves atingem o avião em altitudes mais baixas. No entanto, a perda de um vidro inteiro é raro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Planetas anormalmente gigantes detetados a orbitar uma estrela jovem

Investigadores identificaram uma jovem estrela com quatro planetas do tamanho de Júpiter e de Saturno em órbita, a primeira vez que tantos enormes planetas foram detetados num sistema tão jovem. O sistema também quebrou o recorde …

Diminuição de insetos tem efeitos "inimagináveis" para os seres humanos

A diminuição do número de insetos é um problema muito mais grave do que se julgava. Nova investigação afirma que essa diminuição põe em causa cadeia alimentar e traz "consequências inimagináveis para os seres humanos". O …

Cientistas confirmam que os eletrões são perfeitamente redondos

Com uma precisão sem precedentes, cientistas mediram a forma da carga de um eletrão confirmando que é extremamente redonda. O resultado apoia o Modelo Padrão das Partículas Física e força a revisão de várias teorias …

Morte de Khashoggi foi um "erro monumental". Riade diz não saber do corpo

Em entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, afirmou neste domingo não saber onde se encontra o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, considerando que a sua morte foi um "erro monumental". …

Médicos voltam a integrar Conselho Nacional de Saúde após renúncia do presidente

A Ordem dos Médicos decidiu voltar a integrar o Conselho Nacional de Saúde, após a renúncia ao cargo do atual presidente do organismo, disse à agência Lusa o bastonário. De acordo com Miguel Guimarães, o Conselho …

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …