Co-piloto parcialmente sugado de avião que aterrou em segurança

Um avião de passageiros chinês foi forçado a fazer uma aterragem de emergência depois de o para-brisa da aeronave ter explodido, a cerca de 10 mil metros de altitude, sugando metade do corpo do co-piloto para fora do avião.

O capitão Liu Chuanjian disse que o Airbus A319 estava a voar em altitude de cruzeiro quando um som ensurdecedor invadiu o cockpit. “Não houve aviso”, disse, citado pela BBC.

“O para-brisa partiu, causando um estrondo enorme. A primeira coisa que eu percebi foi que metade do corpo do meu co-piloto tinha sido sugado para fora do avião.” Felizmente, o co-piloto estava a usar o cinto de segurança.

O co-piloto foi puxado de volta para o cockpit, onde imperava o caos: a pressão e a temperatura caíram e os equipamentos estavam a falhar. “Tudo no cockpit estava a flutuar no ar”, disse o capitão. “Eu não conseguia ouvir o rádio. O avião abanava tanto que eu também não conseguia ler os medidores.”

O Sichuan Airlines 3U8633 estava a fazer uma rota de Chongqing, no sudoeste da China, para Lhasa, no Tibete, quando o acidente ocorreu. Os passageiros estavam a receber o café da manhã quando o avião mergulhou, de repente, para 7,3 mil metros.

“Não sabíamos o que estava a acontecer e entramos em pânico”, explicou um deles. “As máscaras de oxigénio caíram… E sentimos alguns segundos de queda livre antes de estabilizar novamente.”

A Administração de Aviação Civil da China disse que o co-piloto teve deslocou o pulso e sofreu alguns cortes no rosto. Outro membro da tripulação sofreu uma pequena lesão na barriga quando o avião caiu bruscamente.

O avião aterrou com todos os 119 passageiros ilesos. Vinte e sete deles fizeram check-ups médicos num hospital em Chengdu, onde o avião fez a aterragem de emergência. Mais de 50 apanharam outro voo, chegando a Lhasa na tarde do mesmo dia.

O piloto Liu tem sido muito elogiado nas redes sociais por aterrar o avião com segurança. Na terça-feira, a hashtag #ChinaHeroPilot tinha 160 milhões de visualizações e 17,8 milhões de comentários no microblog chinês Sina Weibo.

No entanto, enquanto alguns pediram que o capitão recebesse um prémio, outros exigiam melhores medidas de segurança.

A Airbus e a agência francesa de investigação de acidentes BEA enviaram equipas à China para investigar o caso.

O acidente ocorreu apenas dois meses depois de uma mulher morrer após ter sido parcialmente sugada pela janela de um avião comercial dos EUA, cujo motor explodiu no ar.

As quebras nos para-brisas são uma ocorrência razoavelmente comum e podem ser causadas por raios ou por um pássaro – quando as aves atingem o avião em altitudes mais baixas. No entanto, a perda de um vidro inteiro é raro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …

Governo está a preparar descida dos impostos e aumento das pensões

São cinco as prioridades do Governo para o próximo Orçamento do Estado, segundo revela Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, nomeando o aumento das pensões, o alívio no IRS, a descida …

Bomba que matou 40 crianças no Iémen foi vendida pelos EUA em 2015

A bomba que matou de 40 crianças num autocarro escolar no Iémen, a 9 de agosto, foi fabricada pelos Estados Unidos e vendida à Arábia Saudita em 2015. De acordo com a CNN, que avança …

GNR "desfalcada" devido à transferência de mil militares para os incêndios

Nos últimos meses, mais de mil militares da GNR foram "reconvertidos" em bombeiros especialistas, membros do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), que atuam no combate a incêndios. Com esta alocação, a situação …

Em 17 anos, o número de inspetores na educação caiu 41%

Entre 2001 e 2017, o número de inspetores a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) passou de 304 funcionários a exercer essas funções para 179, registando assim uma queda de 41%. O Sindicato dos Inspetores da …

Mais de 400 mortos nas inundações em Kerala, no sul da Índia

Mais de 400 pessoas morreram na sequência das inundações que atingiram Kerala, na Índia, as mais graves em 100 anos naquele estado do sul do país, de acordo com um balanço feito nesta segunda-feira pelas …