Co-piloto parcialmente sugado de avião que aterrou em segurança

Um avião de passageiros chinês foi forçado a fazer uma aterragem de emergência depois de o para-brisa da aeronave ter explodido, a cerca de 10 mil metros de altitude, sugando metade do corpo do co-piloto para fora do avião.

O capitão Liu Chuanjian disse que o Airbus A319 estava a voar em altitude de cruzeiro quando um som ensurdecedor invadiu o cockpit. “Não houve aviso”, disse, citado pela BBC.

“O para-brisa partiu, causando um estrondo enorme. A primeira coisa que eu percebi foi que metade do corpo do meu co-piloto tinha sido sugado para fora do avião.” Felizmente, o co-piloto estava a usar o cinto de segurança.

O co-piloto foi puxado de volta para o cockpit, onde imperava o caos: a pressão e a temperatura caíram e os equipamentos estavam a falhar. “Tudo no cockpit estava a flutuar no ar”, disse o capitão. “Eu não conseguia ouvir o rádio. O avião abanava tanto que eu também não conseguia ler os medidores.”

O Sichuan Airlines 3U8633 estava a fazer uma rota de Chongqing, no sudoeste da China, para Lhasa, no Tibete, quando o acidente ocorreu. Os passageiros estavam a receber o café da manhã quando o avião mergulhou, de repente, para 7,3 mil metros.

“Não sabíamos o que estava a acontecer e entramos em pânico”, explicou um deles. “As máscaras de oxigénio caíram… E sentimos alguns segundos de queda livre antes de estabilizar novamente.”

A Administração de Aviação Civil da China disse que o co-piloto teve deslocou o pulso e sofreu alguns cortes no rosto. Outro membro da tripulação sofreu uma pequena lesão na barriga quando o avião caiu bruscamente.

O avião aterrou com todos os 119 passageiros ilesos. Vinte e sete deles fizeram check-ups médicos num hospital em Chengdu, onde o avião fez a aterragem de emergência. Mais de 50 apanharam outro voo, chegando a Lhasa na tarde do mesmo dia.

O piloto Liu tem sido muito elogiado nas redes sociais por aterrar o avião com segurança. Na terça-feira, a hashtag #ChinaHeroPilot tinha 160 milhões de visualizações e 17,8 milhões de comentários no microblog chinês Sina Weibo.

No entanto, enquanto alguns pediram que o capitão recebesse um prémio, outros exigiam melhores medidas de segurança.

A Airbus e a agência francesa de investigação de acidentes BEA enviaram equipas à China para investigar o caso.

O acidente ocorreu apenas dois meses depois de uma mulher morrer após ter sido parcialmente sugada pela janela de um avião comercial dos EUA, cujo motor explodiu no ar.

As quebras nos para-brisas são uma ocorrência razoavelmente comum e podem ser causadas por raios ou por um pássaro – quando as aves atingem o avião em altitudes mais baixas. No entanto, a perda de um vidro inteiro é raro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sair das redes sociais não garante privacidade

Uma pessoa que saia das redes sociais não tem garantia de privacidade porque os amigos que lá deixou continuam a permitir prever com alguma certeza as suas atividades, segundo um estudo científico. A investigação da equipa …

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …