Co-piloto parcialmente sugado de avião que aterrou em segurança

Um avião de passageiros chinês foi forçado a fazer uma aterragem de emergência depois de o para-brisa da aeronave ter explodido, a cerca de 10 mil metros de altitude, sugando metade do corpo do co-piloto para fora do avião.

O capitão Liu Chuanjian disse que o Airbus A319 estava a voar em altitude de cruzeiro quando um som ensurdecedor invadiu o cockpit. “Não houve aviso”, disse, citado pela BBC.

“O para-brisa partiu, causando um estrondo enorme. A primeira coisa que eu percebi foi que metade do corpo do meu co-piloto tinha sido sugado para fora do avião.” Felizmente, o co-piloto estava a usar o cinto de segurança.

O co-piloto foi puxado de volta para o cockpit, onde imperava o caos: a pressão e a temperatura caíram e os equipamentos estavam a falhar. “Tudo no cockpit estava a flutuar no ar”, disse o capitão. “Eu não conseguia ouvir o rádio. O avião abanava tanto que eu também não conseguia ler os medidores.”

O Sichuan Airlines 3U8633 estava a fazer uma rota de Chongqing, no sudoeste da China, para Lhasa, no Tibete, quando o acidente ocorreu. Os passageiros estavam a receber o café da manhã quando o avião mergulhou, de repente, para 7,3 mil metros.

“Não sabíamos o que estava a acontecer e entramos em pânico”, explicou um deles. “As máscaras de oxigénio caíram… E sentimos alguns segundos de queda livre antes de estabilizar novamente.”

A Administração de Aviação Civil da China disse que o co-piloto teve deslocou o pulso e sofreu alguns cortes no rosto. Outro membro da tripulação sofreu uma pequena lesão na barriga quando o avião caiu bruscamente.

O avião aterrou com todos os 119 passageiros ilesos. Vinte e sete deles fizeram check-ups médicos num hospital em Chengdu, onde o avião fez a aterragem de emergência. Mais de 50 apanharam outro voo, chegando a Lhasa na tarde do mesmo dia.

O piloto Liu tem sido muito elogiado nas redes sociais por aterrar o avião com segurança. Na terça-feira, a hashtag #ChinaHeroPilot tinha 160 milhões de visualizações e 17,8 milhões de comentários no microblog chinês Sina Weibo.

No entanto, enquanto alguns pediram que o capitão recebesse um prémio, outros exigiam melhores medidas de segurança.

A Airbus e a agência francesa de investigação de acidentes BEA enviaram equipas à China para investigar o caso.

O acidente ocorreu apenas dois meses depois de uma mulher morrer após ter sido parcialmente sugada pela janela de um avião comercial dos EUA, cujo motor explodiu no ar.

As quebras nos para-brisas são uma ocorrência razoavelmente comum e podem ser causadas por raios ou por um pássaro – quando as aves atingem o avião em altitudes mais baixas. No entanto, a perda de um vidro inteiro é raro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão Kilauea provoca nuvem de gases ácidos e farpas de vidro

O vulcão Kilauea está a originar um novo perigo para a população da zona, devido às nuvens de gases ácidos, vapor e de partículas semelhantes ao vidro que estão a ser causadas pela chegada da …

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …