Clube da EDP pagou 11 anos de salário a funcionária que nunca existiu

(dr) EDP

O Clube Pessoal da EDP serve para estreitar a união entre as várias empresas do grupo EDP. A secretária-geral criou uma trabalhadora-fantasma para, juntamente com o marido, desviar 757 mil euros.

Maria da Graça Almeida e o marido, Vítor Almeida, conseguiram desviar 757 mil euros do Clube Pessoal da EDP, através de uma trabalhadora fantasma.

O Clube Pessoal da EDP, do qual Maria da Graça é secretária-geral, serve para estreitar a união entre as várias empresas do grupo EDP.

Segundo o Correio da Manhã, Gracinda Castro integrou a lista de trabalhadores entre 2005 e 2016, tendo recebido sempre o salário e os subsídios de férias e de Natal. No entanto, a funcionária nunca terá existido no Clube da EDP.

Maria da Graça e o marido Vítor vão começar a ser julgados a 21 deste mês, no Tribunal de São João Novo, no Porto, pelos crimes de burla qualificada e burla informática.

A arguida era a responsável por processar a remuneração dos trabalhadores do clube. Foi em 2005 que Maria da Graça começou a reduzir artificialmente os montantes relativos à Segurança Social e à retenção na fonte de IRS, que deveriam ser descontados aos valores brutos dos salários, e conseguiu assim que a direção aprovasse valores superiores aos que deviam ser pagos a cada trabalhador.

Depois, a secretária-geral transferia para cada trabalhador o valor exato dos seus salários e o remanescente seguia para a sua conta ou a do seu marido.

A acusação do Ministério público diz que o casal sabia que estava a “induzir em erro a entidade patronal da arguida e que como consequência de tal erro obtinham daquela a entrega de valores monetários a que não tinham direito”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. o peixe piqueno tb quer se safar pah pena terem aparecido os ghostbusters! ahaha q novidade! sei de mais empresas à volta da EDP q tb têm mts funcionários fantasmas, para os chefes poderem ganhar os seus vários salários (como se um já n fosse bom!) e viverem à grd nos apartamentos na praia, carros novos.. enfim e o zé povinho “chupa na dedo”

  2. Acho que há uns tempos havia um empregado espanhol que apareceu meia dúzia de vezes ao trabalho durante largos anos, mas Portugal tão bom que é, não quer ficar para trás. E voilá!! ( fez melhor ainda )

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …