Clube da EDP pagou 11 anos de salário a funcionária que nunca existiu

(dr) EDP

O Clube Pessoal da EDP serve para estreitar a união entre as várias empresas do grupo EDP. A secretária-geral criou uma trabalhadora-fantasma para, juntamente com o marido, desviar 757 mil euros.

Maria da Graça Almeida e o marido, Vítor Almeida, conseguiram desviar 757 mil euros do Clube Pessoal da EDP, através de uma trabalhadora fantasma.

O Clube Pessoal da EDP, do qual Maria da Graça é secretária-geral, serve para estreitar a união entre as várias empresas do grupo EDP.

Segundo o Correio da Manhã, Gracinda Castro integrou a lista de trabalhadores entre 2005 e 2016, tendo recebido sempre o salário e os subsídios de férias e de Natal. No entanto, a funcionária nunca terá existido no Clube da EDP.

Maria da Graça e o marido Vítor vão começar a ser julgados a 21 deste mês, no Tribunal de São João Novo, no Porto, pelos crimes de burla qualificada e burla informática.

A arguida era a responsável por processar a remuneração dos trabalhadores do clube. Foi em 2005 que Maria da Graça começou a reduzir artificialmente os montantes relativos à Segurança Social e à retenção na fonte de IRS, que deveriam ser descontados aos valores brutos dos salários, e conseguiu assim que a direção aprovasse valores superiores aos que deviam ser pagos a cada trabalhador.

Depois, a secretária-geral transferia para cada trabalhador o valor exato dos seus salários e o remanescente seguia para a sua conta ou a do seu marido.

A acusação do Ministério público diz que o casal sabia que estava a “induzir em erro a entidade patronal da arguida e que como consequência de tal erro obtinham daquela a entrega de valores monetários a que não tinham direito”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. o peixe piqueno tb quer se safar pah pena terem aparecido os ghostbusters! ahaha q novidade! sei de mais empresas à volta da EDP q tb têm mts funcionários fantasmas, para os chefes poderem ganhar os seus vários salários (como se um já n fosse bom!) e viverem à grd nos apartamentos na praia, carros novos.. enfim e o zé povinho “chupa na dedo”

  2. Acho que há uns tempos havia um empregado espanhol que apareceu meia dúzia de vezes ao trabalho durante largos anos, mas Portugal tão bom que é, não quer ficar para trás. E voilá!! ( fez melhor ainda )

RESPONDER

Encontrado urso das cavernas com 22 mil anos intacto em ilha do Ártico (e ainda tem dentes)

Pastores de renas na remota ilha siberiana de Bolshoy Lyakhovsky descobriram o esqueleto inteiro deum  urso da caverna com tecidos moles ainda preservados após 22 mil anos enterrado no solo congelado. A Ilha Bolshoy Lyakhovsky - …

João Ferreira apresenta-se candidato de Abril (e não a “percentagens eleitorais”)

O eurodeputado João Ferreira apresentou, esta quinta-feira, a sua candidatura a Presidente da República pelo PCP em nome dos “valores de Abril” como um “espaço de convergência” e recusou fixar metas ou percentagens para as …

FC Porto, Aves. Benfica disciplinado. 821 pessoas num jogo... Os números da Liga

Um dia antes do início da I Liga 2020/2021, espreitamos o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Há muito para ler sobre a época passada, provavelmente a mais …

Presidente da Bielorrússia fecha fronteiras e coloca exército em alerta

O Presidente da Bielorrússia, alvo de seis semanas de protestos em massa exigindo a sua renúncia, anunciou esta quinta-feira que vai colocar as tropas em alerta máximo e fechar as fronteiras do país com a …

É viciado em sol? Não se preocupe, está-lhe nos genes

De acordo com um estudo realizado por investigadores do King's College London, a busca pelo sol está diretamente ligada aos nossos genes. Isso significa que o comportamento das pessoas em relação ao sol é dominado por …

Onda de pedras-pomes fez uma viagem pelo Pacífico (e traz nova vida à costa da Austrália)

Uma "onda" de pedras-pomes está a chegar à Austrália após uma longa viagem pelo Pacífico. As rochas vulcânicas produzidas na fase de ejeção dos gases contidos na lava, podem trazer um presente para o seu …

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …