Clube da EDP pagou 11 anos de salário a funcionária que nunca existiu

(dr) EDP

O Clube Pessoal da EDP serve para estreitar a união entre as várias empresas do grupo EDP. A secretária-geral criou uma trabalhadora-fantasma para, juntamente com o marido, desviar 757 mil euros.

Maria da Graça Almeida e o marido, Vítor Almeida, conseguiram desviar 757 mil euros do Clube Pessoal da EDP, através de uma trabalhadora fantasma.

O Clube Pessoal da EDP, do qual Maria da Graça é secretária-geral, serve para estreitar a união entre as várias empresas do grupo EDP.

Segundo o Correio da Manhã, Gracinda Castro integrou a lista de trabalhadores entre 2005 e 2016, tendo recebido sempre o salário e os subsídios de férias e de Natal. No entanto, a funcionária nunca terá existido no Clube da EDP.

Maria da Graça e o marido Vítor vão começar a ser julgados a 21 deste mês, no Tribunal de São João Novo, no Porto, pelos crimes de burla qualificada e burla informática.

A arguida era a responsável por processar a remuneração dos trabalhadores do clube. Foi em 2005 que Maria da Graça começou a reduzir artificialmente os montantes relativos à Segurança Social e à retenção na fonte de IRS, que deveriam ser descontados aos valores brutos dos salários, e conseguiu assim que a direção aprovasse valores superiores aos que deviam ser pagos a cada trabalhador.

Depois, a secretária-geral transferia para cada trabalhador o valor exato dos seus salários e o remanescente seguia para a sua conta ou a do seu marido.

A acusação do Ministério público diz que o casal sabia que estava a “induzir em erro a entidade patronal da arguida e que como consequência de tal erro obtinham daquela a entrega de valores monetários a que não tinham direito”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. o peixe piqueno tb quer se safar pah pena terem aparecido os ghostbusters! ahaha q novidade! sei de mais empresas à volta da EDP q tb têm mts funcionários fantasmas, para os chefes poderem ganhar os seus vários salários (como se um já n fosse bom!) e viverem à grd nos apartamentos na praia, carros novos.. enfim e o zé povinho “chupa na dedo”

  2. Acho que há uns tempos havia um empregado espanhol que apareceu meia dúzia de vezes ao trabalho durante largos anos, mas Portugal tão bom que é, não quer ficar para trás. E voilá!! ( fez melhor ainda )

RESPONDER

Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendidos os cientistas - pois ninguém sabe ao certo como …

Morreu o virtuoso guitarrista português Phil Mendrix

Filipe Mendes, mais conhecido por Phil Mendrix, faleceu esta segunda-feira. A notícia foi confirmada pela página oficial do músico português no Facebook. Phil Mendrix, um dos mais virtuosos guitarristas nacionais, morre com apenas 70 anos. O …

Finalmente, a Matemática desvendou quem escreveu "In My Life" dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música "In My Life", um dos sucessos dos Beatles, a Matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Com 14 anos Ethan ainda não pode votar, mas já é candidato a governador nos EUA

Ethan Sonnebord ainda não pode votar, mas, aos 14 anos, é candidato do Partido Democrata ao cargo de governador do estado de Vermont, nos Estados Unidos. Ao contrário do que acontece na grande maioria dos estados …

China tenta travar divórcios com “período de reflexão”

Tribunais em toda a China estão a começar a impor aos casais que se querem divorciar um período de espera, de entre duas semanas e três meses, visando travar o aumento no número de separações. Segundo …

Descobertos novos geóglifos que podem reescrever história da Amazónia

Novos geóglifos descobertos no estado brasileiro do Acre reforçam a ideia de que havia uma numerosa população milenar e hierarquizada na Amazónia 2.500 anos antes da chegada dos europeus. Estes dados podem “reescrever” a história …

Ministro da Noruega demite-se após violar regras de segurança em viagem ao Irão

Per Sandberg foi obrigado a demitir-se por ter infringido as regras de segurança do Governo ao não informar sobre uma viagem privada ao Irão e por ter levado o telemóvel profissional. O ministro das Pescas norueguês, …

Bomba de 220 quilos da Segunda Guerra Mundial desativada em França

Uma bomba inglesa de 220 quilos, datada da Segunda Guerra Mundial, encontrada no fim de junho em Rouen, no noroeste de França, foi neutralizada neste domingo, anunciaram as autoridades locais. A operação foi realizada por agentes …

Agência do Ambiente pondera aplicar multas por ruído

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a analisar a aplicação de multas para o incumprimento das regras do ruído, obrigando as grandes cidades e infraestruturas de transportes a ter mapas e planos estratégicos para …

Pelo menos dois mortos e um milhão de pessoas afetadas por inundações nas Filipinas

Pelo menos duas pessoas morreram e uma desapareceu nas Filipinas devido a inundações que afetam mais de um milhão de pessoas após a passagem da tempestade tropical Yagi, informaram esta segunda-feira as autoridades. O centro e …