A resposta da China à Google consegue clonar a nossa voz em segundos

A “google” chinesa, Baidu, acaba de lançar um documento que mostra o seu mais recente desenvolvimento em Inteligência Artificial (IA): um programa que pode clonar vozes depois de analisar até um clip de segundos de duração, usando uma rede neural.

Não só o software consegue imitar uma voz, como pode alterá-la para refletir outro género ou mesmo um sotaque diferente. Pode ouvir alguns dos exemplos gerados aqui, hospedados no GitHub.

As iterações anteriores desta tecnologia permitiram a clonagem de voz depois de os sistemas analisarem amostras de voz mais longas. Em 2017, a equipa de pesquisa Baidu Deep Voice introduziu tecnologia que poderia clonar vozes com 30 minutos de material de treino.

A Adobe tem um programa chamado VoCo que pode imitar uma voz com apenas 20 minutos de áudio. Uma inicialização canadiana, chamada Lyrebird, pode clonar uma voz com apenas um minuto de áudio.

A inovação do Baidu reduziu ainda mais esse tempo para poucos segundos. Enquanto no início isso pode parecer uma atualização de tecnologia que se tornou popular nos anos 90, com a ajuda de “Home Alone 2” e “Scream”, existem realmente algumas aplicações nobres para essa tecnologia.

Por exemplo: imagine o seu filho ouvir uma história contada com a sua voz, enquanto está longe, ou ter uma voz duplicada criada para uma pessoa que não consegue falar.

Esta tecnologia também pode ser usada para criar assistentes digitais personalizados e serviços de tradução de voz mais naturais. No entanto, como em muitas tecnologias, a clonagem de voz também vem com o risco de ser abusada, ou simplesmente mal usada.

A New Scientist informa que o programa foi capaz de produzir uma voz que enganou o software de reconhecimento de voz com uma precisão de mais de 95% nos testes. Os seres humanos até avaliaram a voz clonada com uma pontuação de 3.16 em 4. Isso poderia abrir a possibilidade de fraude assistida por IA.

Existem programas que podem usar a IA para substituir ou alterar – e até mesmo gerar a partir do zero – os rostos dos indivíduos em vídeos. Agora, isso é principalmente usado na internet para trazer gargalhados aos utilizadores ao inserir Nicolas Cage na série Senhor dos Anéis.

Mas, com a tecnologia que pode clonar vozes, em breve podemos ser bombardeadas com mais “notícias falsas” de políticos a fazer ou dizer coisas que na verdade não fizeram.

Já é muito fácil enganar pessoas usando apenas a palavra escrita ou ferramentas como o Photoshop. Se tecnologias como esta da Baidu forem colocadas nas mãos erradas, pode haver ainda mais problemas.

PARTILHAR

RESPONDER

Líder do CDS/Madeira omitiu empréstimo ao TC

Rui Barreto, líder do CDS Madeira, não declarou o empréstimo feito por César do Paço, a título individual, nas vésperas da campanha eleitoral para as legislativas regionais de 2019. O líder do CDS Madeira não declarou …

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …