A resposta da China à Google consegue clonar a nossa voz em segundos

A “google” chinesa, Baidu, acaba de lançar um documento que mostra o seu mais recente desenvolvimento em Inteligência Artificial (IA): um programa que pode clonar vozes depois de analisar até um clip de segundos de duração, usando uma rede neural.

Não só o software consegue imitar uma voz, como pode alterá-la para refletir outro género ou mesmo um sotaque diferente. Pode ouvir alguns dos exemplos gerados aqui, hospedados no GitHub.

As iterações anteriores desta tecnologia permitiram a clonagem de voz depois de os sistemas analisarem amostras de voz mais longas. Em 2017, a equipa de pesquisa Baidu Deep Voice introduziu tecnologia que poderia clonar vozes com 30 minutos de material de treino.

A Adobe tem um programa chamado VoCo que pode imitar uma voz com apenas 20 minutos de áudio. Uma inicialização canadiana, chamada Lyrebird, pode clonar uma voz com apenas um minuto de áudio.

A inovação do Baidu reduziu ainda mais esse tempo para poucos segundos. Enquanto no início isso pode parecer uma atualização de tecnologia que se tornou popular nos anos 90, com a ajuda de “Home Alone 2” e “Scream”, existem realmente algumas aplicações nobres para essa tecnologia.

Por exemplo: imagine o seu filho ouvir uma história contada com a sua voz, enquanto está longe, ou ter uma voz duplicada criada para uma pessoa que não consegue falar.

Esta tecnologia também pode ser usada para criar assistentes digitais personalizados e serviços de tradução de voz mais naturais. No entanto, como em muitas tecnologias, a clonagem de voz também vem com o risco de ser abusada, ou simplesmente mal usada.

A New Scientist informa que o programa foi capaz de produzir uma voz que enganou o software de reconhecimento de voz com uma precisão de mais de 95% nos testes. Os seres humanos até avaliaram a voz clonada com uma pontuação de 3.16 em 4. Isso poderia abrir a possibilidade de fraude assistida por IA.

Existem programas que podem usar a IA para substituir ou alterar – e até mesmo gerar a partir do zero – os rostos dos indivíduos em vídeos. Agora, isso é principalmente usado na internet para trazer gargalhados aos utilizadores ao inserir Nicolas Cage na série Senhor dos Anéis.

Mas, com a tecnologia que pode clonar vozes, em breve podemos ser bombardeadas com mais “notícias falsas” de políticos a fazer ou dizer coisas que na verdade não fizeram.

Já é muito fácil enganar pessoas usando apenas a palavra escrita ou ferramentas como o Photoshop. Se tecnologias como esta da Baidu forem colocadas nas mãos erradas, pode haver ainda mais problemas.

PARTILHAR

RESPONDER

Mais duas baixas por covid-19. Benfica desfalcado para jogo com o Braga

Depois de Waldschmidt, Gilberto, Vertonghen, Diogo Gonçalves e Grimaldo, também Otamendi e Nuno Tavares estão infetados com covid-19 e, consequentemente, fora do jogo com o Sporting de Braga. O surto de covid-19 no SL Benfica deixou …

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …