O Saara oscila de deserto a “espaço verde” a cada 20 mil anos

O pó depositado nas costas da África Ocidental durante os últimos 240.000 anos revela que o Saara – o maior deserto do mundo – oscilou entre climas húmidos e secos a cada 20.000 anos.

Segundo os cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que levaram a pesquisa a cabo, este pêndulo climático deve-se, principalmente, às mudanças sentidas no eixo da Terra à medida que o planeta orbita o Sol.

Por sua vez, esta rotação afeta a distribuição de luz solar entre as estações: a cada 20.000 anos, a Terra muda de uma maior luz solar no verão para uma menor e vice-versa. Estas mudanças implicam, consequentemente, uma oscilação entre um clima mais húmido e um clima mais seco.

“Os nossos resultados sugerem que a história do clima do norte da África dá-se predominante neste ritmo de 20.000 anos, indo e voltando entre um Saara verde e Saara seco”, disse David McGee, professor associado do Departamento da Terra, Ciências Atmosféricas e da Terra, citado em comunicado.

Os cientistas acreditam que este espaço de tempo pode ser útil para melhor entender a história deste que é o maior deste do mundo, e para entender que espaços de tempo é que podem ter sido propícios para que os humanos colonizassem o Saara e dispersassem para fora de África, comparativamente com os espaços em que seria inóspito – tal como o conhecemos hoje em dia.

Todos os anos, os ventos que sopram do nordeste varrem centenas de milhões de toneladas de poeira do Saara, depositando grande parte destes sedimentos no Oceano Atlântico, na costa da África Ocidental.

As camadas dessa poeira, acumuladas ao longo de centenas de milhares de anos, podem servir como uma espécie de crónica geológica da história climática do norte da África: as camadas de poeira mais espessa podem indicar períodos áridos, enquanto que as camadas com menor quantidade de sedimentos podem indiciar períodos de tempo mais húmidos. McGee e a sua equipa publicaram os resultados da investigação esta quarta-feira na revista científica Science Advances.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …

Espanha avança com novo prolongamento do estado de emergência. Contágios em Itália voltam a subir

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, avançou que dentro de quinze dias terá de voltar ao parlamento para prolongar o estado de emergência por mais duas semanas. Depois de afirmar que Espanha não terá ainda "posto fim …

Boris Johnson saiu dos cuidados intensivos

O primeiro-ministro britânico saiu dos cuidados intensivos, avançou Downing Street. De acordo com o comunicado, Boris Johnson está "muito bem-disposto". Boris Johnson saiu esta tarde dos cuidados intensivos, segundo um comunicado de Downing Street. O primeiro-ministro …

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …