O Saara oscila de deserto a “espaço verde” a cada 20 mil anos

O pó depositado nas costas da África Ocidental durante os últimos 240.000 anos revela que o Saara – o maior deserto do mundo – oscilou entre climas húmidos e secos a cada 20.000 anos.

Segundo os cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que levaram a pesquisa a cabo, este pêndulo climático deve-se, principalmente, às mudanças sentidas no eixo da Terra à medida que o planeta orbita o Sol.

Por sua vez, esta rotação afeta a distribuição de luz solar entre as estações: a cada 20.000 anos, a Terra muda de uma maior luz solar no verão para uma menor e vice-versa. Estas mudanças implicam, consequentemente, uma oscilação entre um clima mais húmido e um clima mais seco.

“Os nossos resultados sugerem que a história do clima do norte da África dá-se predominante neste ritmo de 20.000 anos, indo e voltando entre um Saara verde e Saara seco”, disse David McGee, professor associado do Departamento da Terra, Ciências Atmosféricas e da Terra, citado em comunicado.

Os cientistas acreditam que este espaço de tempo pode ser útil para melhor entender a história deste que é o maior deste do mundo, e para entender que espaços de tempo é que podem ter sido propícios para que os humanos colonizassem o Saara e dispersassem para fora de África, comparativamente com os espaços em que seria inóspito – tal como o conhecemos hoje em dia.

Todos os anos, os ventos que sopram do nordeste varrem centenas de milhões de toneladas de poeira do Saara, depositando grande parte destes sedimentos no Oceano Atlântico, na costa da África Ocidental.

As camadas dessa poeira, acumuladas ao longo de centenas de milhares de anos, podem servir como uma espécie de crónica geológica da história climática do norte da África: as camadas de poeira mais espessa podem indicar períodos áridos, enquanto que as camadas com menor quantidade de sedimentos podem indiciar períodos de tempo mais húmidos. McGee e a sua equipa publicaram os resultados da investigação esta quarta-feira na revista científica Science Advances.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …