Clientes de eletricidade vão pagar mais 17 milhões após decisão do Governo

Manuel Araújo / Lusa

A prorrogação de uma tarifa especial que beneficia as empresas de resíduos produtoras de eletricidade faz com que os consumidores de eletricidade paguem mais 16,7 milhões de euros.

O Ministério do Ambiente prolongou, mais uma vez, o regime de tarifas garantidas que beneficia a produção de eletricidade por parte das unidades de processamento de resíduos urbanos. Primeiro, foi prolongado seis meses, agora foram mais dois meses. O regime deveria ter terminado no início deste ano, escreve o Observador.

Esta decisão do Governo acarreta um custo adicional de 16,6 milhões de euros aos clientes de eletricidade. Isto porque é dada uma remuneração acima do preço do mercado às duas empresas que produzem energia elétrica a partir dos resíduos, a Lipor e a Valorsul. O custo é, então, sustentado pelos consumidores de eletricidade.

A portaria assinada pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, estende por mais dois meses o regime especial para estas empresas. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estima que a prorrogação de dois meses terá um custo de 4,6 milhões de euros.

Este montante acresce aos 12 milhões de euros de sobrecusto associado ao regime que foi anteriormente calculado pela ERSE.

Estes valores “são os impactos diretos estimados para o setor elétrico, sendo os seus valores repercutidos na tarifa do ano a que respeitam ou, havendo ajustamentos, no ano seguinte ou até dois anos após aquele a que respeitem”, explicou fonte oficial da ERSE ao Observador.

Em teoria, os beneficiários deste regime são as as câmaras municipais que pagam as tarifas de resíduos a estas entidades. Legalmente, o Governo pode alargar o prazo até cinco anos, eventualmente resultando em mais encargos para os clientes de eletricidade.

O Ministério do Ambiente salienta que “em qualquer caso, os proveitos associados à venda da eletricidade produzida repercutem-se favoravelmente nos custos suportados pelos municípios utilizadores, beneficiando sempre o cidadão“. Mais precisamente, os cidadãos dos concelhos da Grande Lisboa e do Grande Porto, que são servidos pela Valorsul e Lipor, respetivamente.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) alertou ainda para uma situação de “duplo benefício”, explicando que “a tarifa em vigor já assegura a transição do regime remuneratório, garantindo um regime de mercado, evitando flutuações tarifárias expressivas”.

“Com o alargamento deste prazo pela portaria n4/2020 de 13 de fevereiro para 14 de agosto, gerou-se, no imediato, um duplo benefício para a Valorsul que, por um lado recebe uma tarifa pela cessação da remuneração garantida, e aplica a tarifa de mercado e, por outro, mantém essa remuneração garantida. Sendo certo que as receitas adicionais cobradas pala Valorsul serão posteriormente ajustadas no ano de 2010”, lê-se na carta enviada pela ERSAR à ERSE em agosto.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pagamos a electricidade mais cara da Europa em termos salariais, e ainda a querem que paguemos mais? E se em vez de pagarem salários obscenos ao mexia e outros Mexias reduzissem os seus salários? Ou só convém que paguemos o que nos quiserem impor?

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …