Clientes de eletricidade vão pagar mais 17 milhões após decisão do Governo

Manuel Araújo / Lusa

A prorrogação de uma tarifa especial que beneficia as empresas de resíduos produtoras de eletricidade faz com que os consumidores de eletricidade paguem mais 16,7 milhões de euros.

O Ministério do Ambiente prolongou, mais uma vez, o regime de tarifas garantidas que beneficia a produção de eletricidade por parte das unidades de processamento de resíduos urbanos. Primeiro, foi prolongado seis meses, agora foram mais dois meses. O regime deveria ter terminado no início deste ano, escreve o Observador.

Esta decisão do Governo acarreta um custo adicional de 16,6 milhões de euros aos clientes de eletricidade. Isto porque é dada uma remuneração acima do preço do mercado às duas empresas que produzem energia elétrica a partir dos resíduos, a Lipor e a Valorsul. O custo é, então, sustentado pelos consumidores de eletricidade.

A portaria assinada pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, estende por mais dois meses o regime especial para estas empresas. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) estima que a prorrogação de dois meses terá um custo de 4,6 milhões de euros.

Este montante acresce aos 12 milhões de euros de sobrecusto associado ao regime que foi anteriormente calculado pela ERSE.

Estes valores “são os impactos diretos estimados para o setor elétrico, sendo os seus valores repercutidos na tarifa do ano a que respeitam ou, havendo ajustamentos, no ano seguinte ou até dois anos após aquele a que respeitem”, explicou fonte oficial da ERSE ao Observador.

Em teoria, os beneficiários deste regime são as as câmaras municipais que pagam as tarifas de resíduos a estas entidades. Legalmente, o Governo pode alargar o prazo até cinco anos, eventualmente resultando em mais encargos para os clientes de eletricidade.

O Ministério do Ambiente salienta que “em qualquer caso, os proveitos associados à venda da eletricidade produzida repercutem-se favoravelmente nos custos suportados pelos municípios utilizadores, beneficiando sempre o cidadão“. Mais precisamente, os cidadãos dos concelhos da Grande Lisboa e do Grande Porto, que são servidos pela Valorsul e Lipor, respetivamente.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) alertou ainda para uma situação de “duplo benefício”, explicando que “a tarifa em vigor já assegura a transição do regime remuneratório, garantindo um regime de mercado, evitando flutuações tarifárias expressivas”.

“Com o alargamento deste prazo pela portaria n4/2020 de 13 de fevereiro para 14 de agosto, gerou-se, no imediato, um duplo benefício para a Valorsul que, por um lado recebe uma tarifa pela cessação da remuneração garantida, e aplica a tarifa de mercado e, por outro, mantém essa remuneração garantida. Sendo certo que as receitas adicionais cobradas pala Valorsul serão posteriormente ajustadas no ano de 2010”, lê-se na carta enviada pela ERSAR à ERSE em agosto.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Pagamos a electricidade mais cara da Europa em termos salariais, e ainda a querem que paguemos mais? E se em vez de pagarem salários obscenos ao mexia e outros Mexias reduzissem os seus salários? Ou só convém que paguemos o que nos quiserem impor?

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …