Clientes lesados do BES invadem instalações do Novo Banco em Leiria

Mais de 20 pessoas invadiram esta quarta-feira de manhã as instalações do Novo Banco em Leiria, reclamando os seus direitos e exigindo o dinheiro investido em papel comercial do Banco Espírito Santo (BES).

Munidos de apitos e um altifalante, os manifestantes encontram-se dentro das instalações do banco batendo com os pés no chão e gritando “Queremos o nosso dinheiro” e “A luta continua”.

Os lesados dizem sentir-se burlados e que “há pessoas a passar fome, sem dinheiro e com muitas dificuldades” devido à situação. Muitos envergam ainda cartazes onde se lê “Não aos bancos abutres” e “Governantes e deputados, estamos no Novo Banco, quem o comprar tem de nos pagar”.

Entretanto, a polícia já chegou ao local.

Ações semelhantes já aconteceram em agências do Novo Banco no Porto, em Braga e em Coimbra.

A 3 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.