Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Rungroj Yongrit / EPA

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez – mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos.

Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em Mundiais por seleções. Quatro vezes campeã da Europa, mais uma medalha de bronze. Quatro medalhas em Europeus por seleções nacionais. Faltava o título olímpico para Clarisse Agbégnénou, que chegou à final em 2016, no Rio de Janeiro, mas foi derrotada. Faltava.

Na manhã desta terça-feira, em Tóquio, a judoca francesa conseguiu a medalha de ouro na categoria -63kg, ao vencer Tina Trstenjak por waza-ari, já na fase de “ponto de ouro”. Há cinco anos, na edição anterior dos Jogos Olímpicos, o desfecho da final tinha sido inverso: a eslovena Tina tinha vencido Clarisse.



Apesar de estar (muito) habituada a vencer as competições mais importantes, Clarisse juntou-se à lista de atletas emocionadas em Jogos Olímpicos. Chorou, voltou a chorar e nem conseguia controlar a própria postura corporal.

No entanto, dois gestos salientaram-se. Mal executou o waza-ari sobre a sua adversária, Clarisse ficou no chão e cinco segundos depois, e ainda no chão, abraçou a eslovena. Duas vezes. As duas últimas campeãs olímpicas ficaram abraçadas no chão.

As regras mandam que as judocas se levantem e voltem à posição inicial, para o combate ser fechado oficialmente. E, quando se cumprimentaram após esse protocolo, a francesa voltou a abraçar a adversária duas vezes e, pelo meio, pegou Tina pelas pernas e levantou (literalmente) a judoca derrotada, deixando a ideia de que a eslovena também é de topo e que também merecia o ouro – um gesto de respeito e de reconhecimento que deixou a própria Tina algo emocionada.

Ao jornal Libération, Clarisse Agbégnénou falou sobre os valores no desporto e sobre a amizade que tem com Tina Trstenjak: “É nestes momentos que vês que no desporto existem valores. Estamos a lutar no tatame, todos queremos a medalha, mas existem valores. A Tina é uma amiga. E prometi-lhe que em breve irei visitá-la na Eslovénia para passarmos um tempo juntas”.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …