Treinador do Leicester City lembra que os jogadores precisam de mais tempo para recuperar. E defrontar os dois últimos campeões no espaço de dois dias…
A Premier League chegou àquela fase do ano que muitos adeptos adoram e que muitos adeptos detestam: a altura do Natal e do Ano Novo, com Boxing Day pelo meio – e com muitos jogos pelo meio.
Noutros tempos, José Mourinho criticava constantemente o calendário. Antes do Natal deste ano, Pep Guardiola deixou a ideia de que os jogadores e os treinadores deveriam juntar-se numa greve.
Neste domingo Thomas Tuchel disse que esta sobrecarga de jogos não é justa: “São 10 dias intensos, com jogadores de cama. Fazem-nos jogar, apesar de termos jogadores com COVID-19. Temos novas lesões, mas estamos nas mãos de pessoas que estão num gabinete, sem saber o que isto é”.
E também Brendan Rodgers se queixou do calendário. O treinador do Leicester City, que neste domingo foi goleado frente ao Manchester City por 6-3, após ter defrontado o campeão de 2021 vai ter pela frente o campeão de 2020…dois dias depois, na terça-feira.
“Todos sabemos que 72 horas não são suficientes para os jogadores recuperarem totalmente, entre jogos. Jogarmos no domingo com o Manchester City e na terça-feira com o Liverpool…é ridículo“, lamentou o técnico, depois da derrota no Etihad Stadium.
O plantel de Leicester está limitado nesta fase. Ryan Bertrand lesionou-se durante o aquecimento em Manchester, enquanto os também defesas Ricardo Pereira, Jonny Evans, Caglar Soyuncu e James Justin têm apresentado problemas físicos, tal como os avançados Jamie Vardy, Harvey Barnes e Patson Daka.
Rodgers queixou-se também da desigualdade no calendário: o Manchester City esteve sem jogar durante uma semana até este duelo com o Leicester, o Liverpool não joga desde o dia 22 (vai estar praticamente uma semana sem jogar, também), enquanto o Leicester jogou no dia 22 (curiosamente com o Liverpool), no dia 26 e jogará no dia 28.
Mas Brendan Rodgers não disse que a sua equipa não realizou qualquer jogo entre os dias 12 e 22 de Dezembro – os duelos com Tottenham e Everton foram adiados por causa do coronavírus.