Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Getty Pool / EPA

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois golos.

A equipa de Pep Guardiola era favorita, mesmo na condição de visitante frente ao Borussia Monchengladbach, atual oitavo classificado da Bundesliga. E o caminho para o triunfo foi aberto por Bernardo Silva, aos 29 minutos, com um golo 100% português, com João Cancelo a efetuar o cruzamento para as costas da defesa alemã e o n.º 20 dos citizens a desviar a bola de cabeça, que não é o seu ponto forte, para o fundo das redes.

O atual líder da Premier League deteve quase sempre a iniciativa e o controlo do jogo e, a partir do momento em que inaugurou o marcador, ficou ainda mais confortável perante um Borussia que ficou sem soluções quando foi preciso ir à procura do empate.

Na segunda parte, os citizens continuaram por cima do jogo e chegaram ao segundo golo, aos 65 minutos, por Gabriel de Jesus, mas “fabricado” pela dupla João Cancelo/Bernardo Silva, com o primeiro a cruzar e o segundo a amortecer para o avançado brasileiro.

No final da partida, Pep Guardiola rasgou elogios a Bernardo Silva e a Cancelo.

O Bernardo Silva é tão inteligente… Precisamos de médios ofensivos que saibam atacar o espaço na área e [o Bernardo] fê-lo», disse, falando ainda sobre a época passada do internacional português e das suas capacidades no jogo aéreo.

“Ele tem estado ao nível das duas primeiras épocas [que fez pelo City]. Talvez, na época passada, tenha caído um pouco de rendimento, mas sempre que joga é excecional, com muita qualidade (…) “É muito bom no jogo aéreo! Já vi nos treinos, quando sobes para cabecear tens de usar o corpo e ele é forte nesse aspeto, é um bom cabeceador, para dizer a verdade. O golo foi fantástico, a forma como finalizou. Tem essa qualidade especial”.

O técnico espanhol elogiou também as prestações de Cancelo: “O Cancelo está a jogar muito bem. Por vezes, naquela posição, temos de controlar o risco. É um jogador com enorme qualidade e tem uma capacidade física assombrosa. Estaria pronto para jogar amanhã, caso fosse preciso, e as duas assistências dele foram brilhantes. Tem de ter qualidade para conseguir colocar a bola da forma como colocou. Foi perfeito.

Bernardo treina jogo aéreo com Rúben Dias

No final da partida, Bernardo Silva reconheceu que esta foi uma vitória importante para o City e confessou que treina muito situações de jogo aéreo, especialmente depois da chegada de Rúben Dias, que também foi titular no jogo de ontem.

“Foi um bom jogo da nossa parte. Sabemos como esta competição é difícil. Tentámos jogar simples, sem cometer erros. Boa vitória, mas ainda não está terminado“.

“Habitualmente não sou mortífero de cabeça. Tento praticar muito, especialmente agora com Rúben Dias. Fazemos competição a ver quem faz mais golos de cabeça. Penso que hoje tive sorte pelo facto de o João [Cancelo] me servir com aquela grande bola. Estou feliz por marcar e ajudar a equipa”, disse, recordando ainda a boa ligação que tem com João Cancelo dentro das quatro linhas, fruto dos anos que jogaram juntos no Benfica.

“O João é um jogador incrível. Joguei com ele sete anos no Benfica e somos da mesma geração. Conheço-o muito bem. Temos uma boa ligação. Ele sabe o meu timing e sei o quão bom ele é a colocar aquelas bolas. Foi um bom golo. Está a fazer uma grande época e ficou feliz por ele”, rematou o internacional português.

Com esta vitória, a 18.ª consecutiva dos blues, o City tem caminho desbravado para os quartos de final da liga milionária. A segunda parte da eliminatória joga-se a 16 de março.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …