Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Getty Pool / EPA

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois golos.

A equipa de Pep Guardiola era favorita, mesmo na condição de visitante frente ao Borussia Monchengladbach, atual oitavo classificado da Bundesliga. E o caminho para o triunfo foi aberto por Bernardo Silva, aos 29 minutos, com um golo 100% português, com João Cancelo a efetuar o cruzamento para as costas da defesa alemã e o n.º 20 dos citizens a desviar a bola de cabeça, que não é o seu ponto forte, para o fundo das redes.

O atual líder da Premier League deteve quase sempre a iniciativa e o controlo do jogo e, a partir do momento em que inaugurou o marcador, ficou ainda mais confortável perante um Borussia que ficou sem soluções quando foi preciso ir à procura do empate.

Na segunda parte, os citizens continuaram por cima do jogo e chegaram ao segundo golo, aos 65 minutos, por Gabriel de Jesus, mas “fabricado” pela dupla João Cancelo/Bernardo Silva, com o primeiro a cruzar e o segundo a amortecer para o avançado brasileiro.

No final da partida, Pep Guardiola rasgou elogios a Bernardo Silva e a Cancelo.

O Bernardo Silva é tão inteligente… Precisamos de médios ofensivos que saibam atacar o espaço na área e [o Bernardo] fê-lo», disse, falando ainda sobre a época passada do internacional português e das suas capacidades no jogo aéreo.

“Ele tem estado ao nível das duas primeiras épocas [que fez pelo City]. Talvez, na época passada, tenha caído um pouco de rendimento, mas sempre que joga é excecional, com muita qualidade (…) “É muito bom no jogo aéreo! Já vi nos treinos, quando sobes para cabecear tens de usar o corpo e ele é forte nesse aspeto, é um bom cabeceador, para dizer a verdade. O golo foi fantástico, a forma como finalizou. Tem essa qualidade especial”.

O técnico espanhol elogiou também as prestações de Cancelo: “O Cancelo está a jogar muito bem. Por vezes, naquela posição, temos de controlar o risco. É um jogador com enorme qualidade e tem uma capacidade física assombrosa. Estaria pronto para jogar amanhã, caso fosse preciso, e as duas assistências dele foram brilhantes. Tem de ter qualidade para conseguir colocar a bola da forma como colocou. Foi perfeito.

Bernardo treina jogo aéreo com Rúben Dias

No final da partida, Bernardo Silva reconheceu que esta foi uma vitória importante para o City e confessou que treina muito situações de jogo aéreo, especialmente depois da chegada de Rúben Dias, que também foi titular no jogo de ontem.

“Foi um bom jogo da nossa parte. Sabemos como esta competição é difícil. Tentámos jogar simples, sem cometer erros. Boa vitória, mas ainda não está terminado“.

“Habitualmente não sou mortífero de cabeça. Tento praticar muito, especialmente agora com Rúben Dias. Fazemos competição a ver quem faz mais golos de cabeça. Penso que hoje tive sorte pelo facto de o João [Cancelo] me servir com aquela grande bola. Estou feliz por marcar e ajudar a equipa”, disse, recordando ainda a boa ligação que tem com João Cancelo dentro das quatro linhas, fruto dos anos que jogaram juntos no Benfica.

“O João é um jogador incrível. Joguei com ele sete anos no Benfica e somos da mesma geração. Conheço-o muito bem. Temos uma boa ligação. Ele sabe o meu timing e sei o quão bom ele é a colocar aquelas bolas. Foi um bom golo. Está a fazer uma grande época e ficou feliz por ele”, rematou o internacional português.

Com esta vitória, a 18.ª consecutiva dos blues, o City tem caminho desbravado para os quartos de final da liga milionária. A segunda parte da eliminatória joga-se a 16 de março.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …

Para eliminar "veneração do Ocidente", China quer retirar livros de Bill Gates e Steve Jobs das listas de leitura

Este mês, as autoridades chinesas ordenaram que os livros "que veneram as ideias ocidentais" e "abraçam todas as coisas estrangeiras" fossem removidos das listas de leitura e das bibliotecas nas escolas primárias e secundárias.  De acordo …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …