Citroën sabotou a produção de camiões para os nazis durante a 2ª Guerra Mundial

Durante a 2ª Guerra Mundial, quando a França estava ocupada pelos alemães, a Citroën sabotou a produção de camiões para os nazis de uma forma discreta e inteligente.

Numa França ocupada por alemães, as fábricas automóveis francesas, como a Citroën, eram obrigadas a produzir equipamento de guerra para o exército nazi.

Na altura, o presidente da Citroën, Pierre-Jules Boulanger, sabia perfeitamente que não podia simplesmente rejeitar produzir veículos para os alemães e, por isso, arranjou uma maneira engenhosa de enganar os nazis. O seu plano foi descrito num livro de John Reynold chamado “Citroën 2CV”.

Boulanger disse aos trabalhadores para abrandarem o ritmo de produção de camiões como o Citroën T45, mas, como explica o Jalopnik, essa não foi a única ideia do francês. Para discretamente sabotar os alemães, o então presidente da marca decidiu ordenar uma pequena alteração secreta que passava despercebida a olho nu.

No indicador do nível de óleo dos camiões, o traço que define a quantidade recomendável foi colocado mais abaixo do que o habitual. Assim sendo, quando os mecânicos alemães depositavam óleo nos veículos, acabavam sempre por pôr menos do que deveriam.

Isto levava a que, ao fim de um certo tempo de utilização, o motor do camião avariasse abruptamente. Esta pequena alteração poderia fazer os veículos avariar em situações não muito favoráveis para os alemães, dando assim vantagem aos exércitos dos Aliados.

Em 1944, quando o quartel-general da Gestapo em Paris foi saqueado por membros da Resistência Francesa, o nome de Pierre-Jules Boulanger era proeminente numa lista negra alemã dos mais importantes “Inimigos do Reich” para ser preso no caso de uma invasão aliada da França.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …