Cirurgião militar venceu o Space Poop Challenge da NASA

(dr) HeroX

Space Poop Challenge

Space Poop Challenge

Em outubro, a NASA lançou um desafio que procura uma solução mais funcional para quando um astronauta necessita “ir à casa de banho” durante uma missão longa. A agência espacial recebeu mais de cinco mil propostas, e já anunciou os vencedores.

Na Terra ninguém pensa muito sobre este assunto, mas no espaço a gestão de resíduos é um pouco mais complicada. Os astronautas da NASA têm sanitários espaciais que usam sucção (os resíduos são libertados e desintegram-se na atmosfera) e quando têm de estar dentro dos fatos espaciais durante várias horas ou vários dias, usam fraldas para adultos.

Na tentativa de resolver esta “desconfortável” situação de uma forma eficaz, a NASA e a empresa HeroX desafiaram a população a participar no Space Poop Challenge.

De acordo com a agência espacial, o sistema proposto terá que ser capaz de lidar com os dejetos humanos de forma completamente autónoma e terá que garantir a segurança e higiene do astronauta até um máximo de 144 horas.

Após a análise de mais de cinco mil propostas, a NASA atribuiu o primeiro lugar ao cirurgião da Força Aérea norte-americana, Thatcher Cardon, que se inspirou em cirurgias minimamente invasivas e, para além de ajudar a facilitar a vida aos astronautas, ganhou 15 mil dólares.

Cardon pensou num compartimento que poderá ser colocado na parte inferior do fato espacial com um pequeno buraco, permitindo que os astronautas possam inserir e remover fraldas expansíveis e produtos de higiene íntima.

“Os médicos podem fazer coisas incríveis através de aberturas muito pequenas. Até conseguem substituir válvulas cardíacas através de cateteres nas artérias”, adiantou o cirurgião ao NPR.

O segundo lugar foi entregue a um grupo chamado “SPUD”, que criou um sistema que fará com que os resíduos sejam aspirados para um compartimento externo, através do ar que o movimento do astronauta gera.

Já o terceiro lugar foi concedido a Hugo Shelley, pela criação de um fato espacial apelidado SWIMsuit, que faz o tratamento sanitário e a absorção dos desperdícios.

Os júris selecionaram as ideias mais promissores para a tecnologia que os engenheiros podem vir a desenvolver nos próximos três ou quatro anos.

E, apesar do sistema ser apenas um “plano de contingência”, os astronautas poderão finalmente ficar descansados caso algum dia ocorra uma emergência longe da Terra e eles precisem de ir “à casinha”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …

Ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos demite-se por causa do Afeganistão

Sigrid Kaag demitiu-se do seu cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, depois de o Parlamento considerar que o Governo fez uma má gestão da retirada de cidadãos do Afeganistão. A ministra dos Negócios …

Rio "atirou" Costa aos macacos e pediu aos eleitores que "penalizem" o descaramento do PS

Rui Rio afirma nunca ter visto um "desplante" semelhante ao do PS no que respeita a promessas eleitorais como o que está a acontecer na atual campanha para as autárquicas. Mais um dia, mais uma capelinha. …

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …