Cirurgião militar venceu o Space Poop Challenge da NASA

(dr) HeroX

Space Poop Challenge

Space Poop Challenge

Em outubro, a NASA lançou um desafio que procura uma solução mais funcional para quando um astronauta necessita “ir à casa de banho” durante uma missão longa. A agência espacial recebeu mais de cinco mil propostas, e já anunciou os vencedores.

Na Terra ninguém pensa muito sobre este assunto, mas no espaço a gestão de resíduos é um pouco mais complicada. Os astronautas da NASA têm sanitários espaciais que usam sucção (os resíduos são libertados e desintegram-se na atmosfera) e quando têm de estar dentro dos fatos espaciais durante várias horas ou vários dias, usam fraldas para adultos.

Na tentativa de resolver esta “desconfortável” situação de uma forma eficaz, a NASA e a empresa HeroX desafiaram a população a participar no Space Poop Challenge.

De acordo com a agência espacial, o sistema proposto terá que ser capaz de lidar com os dejetos humanos de forma completamente autónoma e terá que garantir a segurança e higiene do astronauta até um máximo de 144 horas.

Após a análise de mais de cinco mil propostas, a NASA atribuiu o primeiro lugar ao cirurgião da Força Aérea norte-americana, Thatcher Cardon, que se inspirou em cirurgias minimamente invasivas e, para além de ajudar a facilitar a vida aos astronautas, ganhou 15 mil dólares.

Cardon pensou num compartimento que poderá ser colocado na parte inferior do fato espacial com um pequeno buraco, permitindo que os astronautas possam inserir e remover fraldas expansíveis e produtos de higiene íntima.

“Os médicos podem fazer coisas incríveis através de aberturas muito pequenas. Até conseguem substituir válvulas cardíacas através de cateteres nas artérias”, adiantou o cirurgião ao NPR.

O segundo lugar foi entregue a um grupo chamado “SPUD”, que criou um sistema que fará com que os resíduos sejam aspirados para um compartimento externo, através do ar que o movimento do astronauta gera.

Já o terceiro lugar foi concedido a Hugo Shelley, pela criação de um fato espacial apelidado SWIMsuit, que faz o tratamento sanitário e a absorção dos desperdícios.

Os júris selecionaram as ideias mais promissores para a tecnologia que os engenheiros podem vir a desenvolver nos próximos três ou quatro anos.

E, apesar do sistema ser apenas um “plano de contingência”, os astronautas poderão finalmente ficar descansados caso algum dia ocorra uma emergência longe da Terra e eles precisem de ir “à casinha”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Índice de transmissibilidade sobe. É de 0,71 em Portugal Continental (e acima de 1 nas ilhas)

O índice de transmissibilidade da covid-19 subiu ligeiramente a nível nacional nas últimas duas semanas. Entre 24 e 28 de fevereiro, o índice foi de 0,71. O índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 está …

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …