Cirurgião militar venceu o Space Poop Challenge da NASA

(dr) HeroX

Space Poop Challenge

Space Poop Challenge

Em outubro, a NASA lançou um desafio que procura uma solução mais funcional para quando um astronauta necessita “ir à casa de banho” durante uma missão longa. A agência espacial recebeu mais de cinco mil propostas, e já anunciou os vencedores.

Na Terra ninguém pensa muito sobre este assunto, mas no espaço a gestão de resíduos é um pouco mais complicada. Os astronautas da NASA têm sanitários espaciais que usam sucção (os resíduos são libertados e desintegram-se na atmosfera) e quando têm de estar dentro dos fatos espaciais durante várias horas ou vários dias, usam fraldas para adultos.

Na tentativa de resolver esta “desconfortável” situação de uma forma eficaz, a NASA e a empresa HeroX desafiaram a população a participar no Space Poop Challenge.

De acordo com a agência espacial, o sistema proposto terá que ser capaz de lidar com os dejetos humanos de forma completamente autónoma e terá que garantir a segurança e higiene do astronauta até um máximo de 144 horas.

Após a análise de mais de cinco mil propostas, a NASA atribuiu o primeiro lugar ao cirurgião da Força Aérea norte-americana, Thatcher Cardon, que se inspirou em cirurgias minimamente invasivas e, para além de ajudar a facilitar a vida aos astronautas, ganhou 15 mil dólares.

Cardon pensou num compartimento que poderá ser colocado na parte inferior do fato espacial com um pequeno buraco, permitindo que os astronautas possam inserir e remover fraldas expansíveis e produtos de higiene íntima.

“Os médicos podem fazer coisas incríveis através de aberturas muito pequenas. Até conseguem substituir válvulas cardíacas através de cateteres nas artérias”, adiantou o cirurgião ao NPR.

O segundo lugar foi entregue a um grupo chamado “SPUD”, que criou um sistema que fará com que os resíduos sejam aspirados para um compartimento externo, através do ar que o movimento do astronauta gera.

Já o terceiro lugar foi concedido a Hugo Shelley, pela criação de um fato espacial apelidado SWIMsuit, que faz o tratamento sanitário e a absorção dos desperdícios.

Os júris selecionaram as ideias mais promissores para a tecnologia que os engenheiros podem vir a desenvolver nos próximos três ou quatro anos.

E, apesar do sistema ser apenas um “plano de contingência”, os astronautas poderão finalmente ficar descansados caso algum dia ocorra uma emergência longe da Terra e eles precisem de ir “à casinha”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …