James Barry, o cirurgião mais famoso do século XIX, afinal era uma mulher

@ Domínio Público

James Barry, cirurgião pioneiro do Século XIX, escondeu durante quase 50 anos que era uma mulher.

James Barry, cirurgião pioneiro do Século XIX, escondeu durante quase 50 anos que era uma mulher.

James Barry foi um ilustre e pioneiro cirurgião do Século XIX que, durante quase 50 anos, escondeu a sua verdadeira identidade. Ele era, na verdade, uma mulher.

Só quando James Barry morreu, em 1865, vítima de disenteria, se descobriu o segredo deste cirurgião que fez carreira no exército britânico. A enfermeira que preparava o seu cadáver para o enterro ficou estupefacta quando descobriu que ele era, na verdade, uma mulher.

O caso gerou tanto embaraço ao exército britânico que a verdade permaneceu escondida, como um “segredo militar”, durante 100 anos, conta o Atlas Obscura.

Os documentos com a verdadeira identidade de James Barry só foram encontrados em 1958, pela académica Isobel Rae, que revelou então, esta história surpreendente ao mundo.

O caso é tão extraordinário que já mereceu a atenção de Hollywood e em preparação está um filme biográfico com a actriz Rachel Weisz a desempenhar o papel desta mulher pioneira, que se disfarçou de homem para cumprir o sonho de ser médica.

Ela foi a primeira mulher a formar-se em medicina, no Reino Unido, 50 anos antes de a primeira mulher ser autorizada a exercer medicina no país.

James Barry nasceu como Margaret Ann Bulkley, entre 1789 e 1799, conforme se nota no site do Museu de Ciência da História da Medicina (MCHM).

Ela terá assumido o nome do tio James Barry, um famoso pintor irlandês, quando este faleceu, conseguindo assim, estudar medicina na prestigiada Universidade de Edimburgo.

Depois de se formar, entrou no exército britânico, em 1813, e viajou pelo mundo, enfrentando diversos palcos de guerra, nomeadamente a famosa Batalha de Waterloo, em 1815.

O MCHM fala de James Barry como “um bem sucedido cirurgião do exército britânico”, notando que chegou a Inspector Geral dos hospitais militares e que realizou “uma das primeiras cesarianas bem sucedidas, em 1826″.

Além disso, procedeu à “reorganização dos cuidados médicos com forte ênfase na saúde pública, melhorou os padrões de higiene e de dieta adequada”, salienta o MCHM, apontando que, durante a Guerra da Crimeia, tinha “as taxas de recuperação mais altas” de todo o conflito.

Aquando da sua morte, a enfermeira que cuidou do seu cadáver terá encontrado marcas de que terá sido mãe e especula-se que o pai pode ter sido Lord Charles Somerset, que era governador na África do Sul, quando ela esteve em serviço na cidade do Cabo.

Descrita como tendo uma “personalidade difícil”, Barry envolveu-se em vários conflitos e até num duelo, para defender a sua honra.

E a enfermeira britânica Florence Nightingale, outra figura pioneira no campo da medicina, e que conheceu James Barry na Guerra da Crimeia, fala dela como uma “durona”.

“Depois da sua morte, disseram-me que era uma mulher”, referiu Florence Nightingale. “Devo dizer que era a criatura mais dura com que me deparei no exército”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …