Cirurgião expulso da Ordem oito anos depois de ser condenado por abusar de doentes

O cirurgião vascular Alcídio Rangel foi condenado por abuso sexual a pacientes em 2012. Só agora, oito anos depois, é que foi expulso da Ordem. O médico podia exercer funções no setor privado.

Em 2012, o cirurgião vascular Alcídio Rangel foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão, suspensa por igual período, pela prática de um crime de coação sexual e 11 crimes de abuso sexual de pessoa internada. Só agora, oito anos depois, é que a Ordem dos Médicos expulsou o cirurgião de 70 anos, que ficou proibido de exercer desde o dia 2 de janeiro.

Na altura em que foi condenado, Rangel já estava proibido de trabalhar no Serviço Nacional de Saúde desde 2010, mas continuava a poder fazê-lo no setor privado, escreve o jornal Público.

“Por violação dos deveres deontológicos, Alcídio Rangel foi punido com a sanção disciplinar de expulsão, por acórdão proferido pelo Conselho Superior a 31 de Outubro de 2019, no âmbito do processo n.35-2017, e estará proibido definitivamente de praticar qualquer ato profissional médico a partir do dia dois de Janeiro de 2021, por deliberação do Conselho Superior datada de 27 de Outubro de 2020”, lê-se no edital da Ordem dos Médicos.

O Conselho Superior da Ordem dos Médicos, contacto pelo Público, explicou que o processo disciplinar tardou a ficar concluído porque o médico sempre foi apoiado por advogados e apresentou vários recursos, em tribunal e na Ordem. A decisão final foi tomada no dia 31 de outubro de 2019, com vários editais a serem publicados face à impossibilidade de notificar o médico.

Na altura, o então bastonário da Ordem, José Manuel Silva, considerou a situação “extraordinariamente grave” e “passível de expulsão”. No entanto, o médico só podia ser expulso da Ordem assim que a sentença fosse confirmada pela via judicial.

O Ministério Público considerou que Alcídio Rangel molestou sexualmente 15 mulheres doentes fazendo-se valer das funções de médico especialista em cirurgia vascular, no Hospital de Santa Marta e em consultórios e clínicas privadas onde exercia.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui está mais um bom exemplo de uma Ordem que continua a proteger os seus membros independentemente da ameaça que representam para o cidadão comum. Enquanto não abrirem vagas para os cursos de Medicina e o mercado possuir a capacidade de escolher apenas os bons profissionais, temos que suportar qualquer pessoa que surja como médico. Abusador, mau profissional, não importa. A Ordem defende. Esperaram que chegasse aos 70 para se reformar. Que vergonha.

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …