Cirurgia pioneira feita por ortopedista do Santa Maria no Porto

USN

-

O Hospital de Santa Maria, no Porto, realizou esta quinta-feira uma técnica cirúrgica pioneira, ao nível da prega do cotovelo, que visa reduzir as dores pós operatórias e acelerar a recuperação do paciente.

A técnica, desenvolvida pelo cirurgião ortopedista Dinis Carmo para tratar complicações a nível do túnel cubital, foi utilizada hoje, com sucesso, numa paciente de 58 anos.

O cirurgião, autor desta técnica cirúrgica e inventor do conjunto de instrumentos que permitem a sua aplicação, explicou as vantagens face às técnicas convencionais utilizadas para tratar a mesma patologia, admitindo que “este tipo de cirurgia, por dispensar o uso de equipamento sofisticado, poderá ser praticada em larga escala”.

“O facto de ser uma cirurgia guiada, através de uma incisão de apenas 1 ou 2 cm, é uma clara mais-valia para o bem-estar do paciente pois, desta forma, evitam-se as dores pós-operatórias resultantes de incisões de dimensões apreciáveis e acelera-se a sua recuperação”, explicou Dinis Carmo.

A compressão nervosa do nervo cubital é, segundo o cirurgião ortopedista, uma patologia que afecta preferencialmente pessoas que passam muito tempo com o cotovelo flectido e a mão em extensão (a típica posição que o braço assume quando se fala ao telemóvel), com o cotovelo flectido e apoiado sobre uma superfície dura, como o tampo de uma secretária, ou pessoas que lidam, no seu dia-a-dia, com instrumentos vibratórios, como um martelo pneumático.

“A compressão do nervo cubital, um dos dois nervos mais importantes para a função da mão, afecta sobretudo a sensibilidade dos dedos mindinho e anelar, bem como de pequenos músculos intrínsecos da mão, levando a uma perda da sensibilidade e de destreza”, explicou ainda.

DR Dinis Carmo

-

Inicialmente, a técnica cirúrgica desenvolvida por Dinis Carmo foi pensada para tratar o Síndrome do Túnel do Carpo (STC), uma patologia da mão que afeta cerca de 6 milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo senhoras a partir dos 35 anos de idade, e que se caracteriza por fortes dores, formigueiros e adormecimentos nocturnos a nível do punho, mãos e dedos.

Após operar, com uma taxa de sucesso muito próxima dos 100 por cento, mais de 180 pacientes portugueses ao STC, o cirurgião ortopedista concluiu que, quer a técnica cirúrgica, quer os instrumentos cirúrgicos por si inventados, também se adaptam perfeitamente aos casos de compressão do nervo cubital.

“Embora se trate de uma neuropatia compressiva distinta, comprova-se agora que o seu tratamento é possível com recurso à mesma técnica e aos mesmos instrumentos cirúrgicos que já vinha a utilizar para tratar o STC. Aliás, a paciente operada esta manhã não só foi a primeira a beneficiar desta técnica cirúrgica para operar o túnel cubital, como creio que terá também sido a primeira a ser operada, em simultâneo, aos dois túneis cubitais e aos dois túneis cárpicos”, revelou ainda Dinis Carmo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …