/

Afinal, o círculo de pedras de Aberdeenshire não é tão ancestral como se pensava

Um círculo de pedras no nordeste da Escócia, que os arqueólogos acreditavam ter sido construído há milhares de anos, revelou ser uma réplica com apenas algumas décadas de idade.

No início deste mês, arqueólogos do Aberdeenshire Council e da agência Historic Environment Scotland anunciaram que o círculo de pedras num campo remoto perto de Alford, a oeste de Aberdeen, era um antigo monumento com entre 3.500 e 4.500 anos de idade.

Mais de 90 círculos de pedra com uma grande pedra “inclinada” deitada de lado e datando deste período foram encontrados no nordeste da Escócia – mas quase em nenhum outro lugar nas Ilhas Britânicas.

Embora o círculo de pedras fosse desconhecido da ciência, algumas pessoas locais lembravam-se de ver grandes pedras naquela área, muito longe das estradas principais.

Mas, na segunda-feira, o arqueólogo do Aberdeenshire Council, Neil Ackerman, fez um anúncio no Twitter. Estudos adicionais determinaram que o círculo de pedras perto de Alford era uma réplica relativamente moderna e não antiga.

“Se está a ter um dia embaraçoso no trabalho, pelo menos você não é a pessoa que identificou um novo círculo de pedra pré-histórico à imprensa que, afinal, tem cerca de 20 anos”, escreveu Ackerman. O Conselho de Aberdeenshire também publicou um comunicado, descrevendo as últimas descobertas sobre o círculo de pedras.

O círculo de pedras perto de Alford inicialmente desconcertou os arqueólogos, porque não foi notado em nenhum registo de terra ou relatórios arqueológicos sobre aquela área.

Um dos ex-donos de uma quinta contactou os arqueólogos que estudavam o monumento, informando que foi ele que construiu o círculo a partir de rochas nos anos 90.

Embora alguns detalhes do círculo de Alford não correspondessem a algumas características arqueológicas dos círculos de pedra noutras partes da região, essas discrepâncias não eram vistas como grandes problemas na época, disse o agricultor. Além disso, o agricultor que construiu o círculo parecia saber bastante sobre o estilo local dos antigos círculos de pedra.

“Existem várias réplicas por aí, mas geralmente não são tão boas como esta”, disse o arqueólogo. “O homem que construiu realmente sabia o que estava a fazer. É bastante interessante que, ao construir um círculo de pedra, não tenha colocado apenas um monte de pedras num círculo, ele copiou muito de perto um tipo de monumento regional”.

O agricultor não tentou convencer as pessoas a pensar que o círculo era antigo. Na verdade, nunca contou a ninguém – e é por isso que não apareceu em nenhum registo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.