Afinal, o círculo de pedras de Aberdeenshire não é tão ancestral como se pensava

Um círculo de pedras no nordeste da Escócia, que os arqueólogos acreditavam ter sido construído há milhares de anos, revelou ser uma réplica com apenas algumas décadas de idade.

No início deste mês, arqueólogos do Aberdeenshire Council e da agência Historic Environment Scotland anunciaram que o círculo de pedras num campo remoto perto de Alford, a oeste de Aberdeen, era um antigo monumento com entre 3.500 e 4.500 anos de idade.

Mais de 90 círculos de pedra com uma grande pedra “inclinada” deitada de lado e datando deste período foram encontrados no nordeste da Escócia – mas quase em nenhum outro lugar nas Ilhas Britânicas.

Embora o círculo de pedras fosse desconhecido da ciência, algumas pessoas locais lembravam-se de ver grandes pedras naquela área, muito longe das estradas principais.

Mas, na segunda-feira, o arqueólogo do Aberdeenshire Council, Neil Ackerman, fez um anúncio no Twitter. Estudos adicionais determinaram que o círculo de pedras perto de Alford era uma réplica relativamente moderna e não antiga.

“Se está a ter um dia embaraçoso no trabalho, pelo menos você não é a pessoa que identificou um novo círculo de pedra pré-histórico à imprensa que, afinal, tem cerca de 20 anos”, escreveu Ackerman. O Conselho de Aberdeenshire também publicou um comunicado, descrevendo as últimas descobertas sobre o círculo de pedras.

O círculo de pedras perto de Alford inicialmente desconcertou os arqueólogos, porque não foi notado em nenhum registo de terra ou relatórios arqueológicos sobre aquela área.

Um dos ex-donos de uma quinta contactou os arqueólogos que estudavam o monumento, informando que foi ele que construiu o círculo a partir de rochas nos anos 90.

Embora alguns detalhes do círculo de Alford não correspondessem a algumas características arqueológicas dos círculos de pedra noutras partes da região, essas discrepâncias não eram vistas como grandes problemas na época, disse o agricultor. Além disso, o agricultor que construiu o círculo parecia saber bastante sobre o estilo local dos antigos círculos de pedra.

“Existem várias réplicas por aí, mas geralmente não são tão boas como esta”, disse o arqueólogo. “O homem que construiu realmente sabia o que estava a fazer. É bastante interessante que, ao construir um círculo de pedra, não tenha colocado apenas um monte de pedras num círculo, ele copiou muito de perto um tipo de monumento regional”.

O agricultor não tentou convencer as pessoas a pensar que o círculo era antigo. Na verdade, nunca contou a ninguém – e é por isso que não apareceu em nenhum registo.

  ZAP // Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …