Afinal, o círculo de pedras de Aberdeenshire não é tão ancestral como se pensava

Um círculo de pedras no nordeste da Escócia, que os arqueólogos acreditavam ter sido construído há milhares de anos, revelou ser uma réplica com apenas algumas décadas de idade.

No início deste mês, arqueólogos do Aberdeenshire Council e da agência Historic Environment Scotland anunciaram que o círculo de pedras num campo remoto perto de Alford, a oeste de Aberdeen, era um antigo monumento com entre 3.500 e 4.500 anos de idade.

Mais de 90 círculos de pedra com uma grande pedra “inclinada” deitada de lado e datando deste período foram encontrados no nordeste da Escócia – mas quase em nenhum outro lugar nas Ilhas Britânicas.



Embora o círculo de pedras fosse desconhecido da ciência, algumas pessoas locais lembravam-se de ver grandes pedras naquela área, muito longe das estradas principais.

Mas, na segunda-feira, o arqueólogo do Aberdeenshire Council, Neil Ackerman, fez um anúncio no Twitter. Estudos adicionais determinaram que o círculo de pedras perto de Alford era uma réplica relativamente moderna e não antiga.

“Se está a ter um dia embaraçoso no trabalho, pelo menos você não é a pessoa que identificou um novo círculo de pedra pré-histórico à imprensa que, afinal, tem cerca de 20 anos”, escreveu Ackerman. O Conselho de Aberdeenshire também publicou um comunicado, descrevendo as últimas descobertas sobre o círculo de pedras.

O círculo de pedras perto de Alford inicialmente desconcertou os arqueólogos, porque não foi notado em nenhum registo de terra ou relatórios arqueológicos sobre aquela área.

Um dos ex-donos de uma quinta contactou os arqueólogos que estudavam o monumento, informando que foi ele que construiu o círculo a partir de rochas nos anos 90.

Embora alguns detalhes do círculo de Alford não correspondessem a algumas características arqueológicas dos círculos de pedra noutras partes da região, essas discrepâncias não eram vistas como grandes problemas na época, disse o agricultor. Além disso, o agricultor que construiu o círculo parecia saber bastante sobre o estilo local dos antigos círculos de pedra.

“Existem várias réplicas por aí, mas geralmente não são tão boas como esta”, disse o arqueólogo. “O homem que construiu realmente sabia o que estava a fazer. É bastante interessante que, ao construir um círculo de pedra, não tenha colocado apenas um monte de pedras num círculo, ele copiou muito de perto um tipo de monumento regional”.

O agricultor não tentou convencer as pessoas a pensar que o círculo era antigo. Na verdade, nunca contou a ninguém – e é por isso que não apareceu em nenhum registo.

ZAP // Live Science

PARTILHAR

RESPONDER

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …