Circulação automóvel proibida em Madrid em casos de poluição extrema

cuellar / Flickr

Entardecer na Gran Vía de Madrid, Espanha

Entardecer na Gran Vía de Madrid, Espanha

A Câmara Municipal de Madrid aprovou um novo protocolo de acção para casos de poluição elevada, endurecendo as medidas de restrição do tráfego que já vigoram desde março.

Pela primeira vez, há agora a possibilidade de proibir a circulação a todos os veículos de passeio quando a qualidade do ar estiver excepcionalmente má, informou o El País.

Segundo Inés Sabanés, secretária municipal do Meio Ambiente e Mobilidade de Madrid, as medidas concebidas pela equipa da ex-presidente da Câmara, Ana Botella serão activadas com o novo protocolo “dentro de alguns dias”.

Há alguns meses, durante o último outono em Espanha, as autoridades madrilenas reduziram em várias ocasiões a 70 quilómetros por hora a velocidade nas vias rápidas que dão acesso à cidade.

Além disso, durante dois dias foi proibido estacionar dentro da área regulamentada com parquímetros.

Com o novo protocolo agora aprovado, poderá ser proibida a circulação de metade dos carros por cada dia, no centro expandido da capital espanhola, consoante a matrícula seja par ou ímpar.

A medida pode ser inclusivamente estendida à famosa M-30, o anel circular interno de Madrid, se a situação for crítica.

Táxis, motas e ciclomotores poderão circular normalmente.

Mas, em casos de poluição extrema, todos os carros particulares podem mesmo ser proibidos de circular, independentemente da terminação da sua matrícula.

Por outro lado, em circunstâncias excepcionais, como no regresso de um feriado prolongado, as restrições podem ser suspensas, mesmo que a qualidade do ar continue má.

Madrid viola o limite de dióxido de azoto fixado pela União Europeia desde 2010, ano em quee a regra entrou em vigor, e por isso arrisca-se a sofrer uma multa milionária – sem falar nos sérios problemas de saúde que a poluição provoca aos seus cidadãos.

Depois de dois anos de contínua redução, em 2015 os níveis de poluentes voltaram a subir, devido ao aumento do tráfego – presumivelmente, devido a uma melhoria da situação económica do país.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Vieira e SAD arguidos. CMVM suspende ações do Benfica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …