Circulação automóvel proibida em Madrid em casos de poluição extrema

cuellar / Flickr

Entardecer na Gran Vía de Madrid, Espanha

Entardecer na Gran Vía de Madrid, Espanha

A Câmara Municipal de Madrid aprovou um novo protocolo de acção para casos de poluição elevada, endurecendo as medidas de restrição do tráfego que já vigoram desde março.

Pela primeira vez, há agora a possibilidade de proibir a circulação a todos os veículos de passeio quando a qualidade do ar estiver excepcionalmente má, informou o El País.

Segundo Inés Sabanés, secretária municipal do Meio Ambiente e Mobilidade de Madrid, as medidas concebidas pela equipa da ex-presidente da Câmara, Ana Botella serão activadas com o novo protocolo “dentro de alguns dias”.

Há alguns meses, durante o último outono em Espanha, as autoridades madrilenas reduziram em várias ocasiões a 70 quilómetros por hora a velocidade nas vias rápidas que dão acesso à cidade.

Além disso, durante dois dias foi proibido estacionar dentro da área regulamentada com parquímetros.

Com o novo protocolo agora aprovado, poderá ser proibida a circulação de metade dos carros por cada dia, no centro expandido da capital espanhola, consoante a matrícula seja par ou ímpar.

A medida pode ser inclusivamente estendida à famosa M-30, o anel circular interno de Madrid, se a situação for crítica.

Táxis, motas e ciclomotores poderão circular normalmente.

Mas, em casos de poluição extrema, todos os carros particulares podem mesmo ser proibidos de circular, independentemente da terminação da sua matrícula.

Por outro lado, em circunstâncias excepcionais, como no regresso de um feriado prolongado, as restrições podem ser suspensas, mesmo que a qualidade do ar continue má.

Madrid viola o limite de dióxido de azoto fixado pela União Europeia desde 2010, ano em quee a regra entrou em vigor, e por isso arrisca-se a sofrer uma multa milionária – sem falar nos sérios problemas de saúde que a poluição provoca aos seus cidadãos.

Depois de dois anos de contínua redução, em 2015 os níveis de poluentes voltaram a subir, devido ao aumento do tráfego – presumivelmente, devido a uma melhoria da situação económica do país.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …