/

CIP defende “bazuca portuguesa” de três mil milhões de euros para capitalizar empresas

Pedro Nunes / Lusa

António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal

Esta sexta-feira, na reunião da Concertação Social, a CIP – Confederação Empresarial de Portugal vai defender a necessidade de se apostar na capitalização das empresas.

Segundo o Jornal de Negócios, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) vai pedir ao Governo que disponibilize três mil milhões de euros para a capitalização de empresas. O pedido faz parte de um conjunto de propostas que serão apresentadas durante a reunião da Concertação Social desta sexta-feira.

“Precisamos de utilizar em Portugal os instrumentos que exigimos da Europa”, defendeu a CIP, referindo-se à “bazuca portuguesa“, que depende da criação de um “Fundo dos Fundos” que ficaria na órbita da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), de onde partiria para fundos de capital de risco.

“O capital poderá servir para cobrir prejuízos, novos investimentos no processo produtivo, modernização, expansão, internacionalização ou exportação e substituição de importações”, explicou a entidade.

Além da bazuca, a CIP propõe a criação de uma linha de dívida subordinada, a conversão de garantias de Estado em incentivos a fundo perdido para “empresas que mantiverem a atividade económica e garantirem a manutenção do emprego” e o reforço de capitais de risco para start-ups.

A confederação empresarial também defende um aumento das linhas de crédito, a negociação de mais garantias com o Banco Europeu de Investimentos e ainda a promoção dos pagamentos a pronto por parte do Estado.

O Governo e os parceiros sociais reúnem-se esta sexta-feira para avaliar o impacto da crise causada pela pandemia covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.