A bordo do SpaceX Falcon 9, as cinzas de 100 pessoas subiram ao Espaço

O foguetão SpaceX Falcon 9, lançado esta segunda-feira, além de transportar satélites de 34 organizações diferentes, leva também consigo as cinzas de 100 pessoas para o Espaço.

Um projeto criado pela empresa Elysium Space deu a oportunidade a várias famílias de enviarem as cinzas dos seus ente queridos para o Espaço. A bordo do foguetão SpaceX Falcon 9, lançado esta segunda-feira, seguiram as cinzas e satélites de 34 organizações diferentes. As famílias puderam acompanhar a viagem em Terra, que custou 2.500 dólares, segundo o Observador.

James Eberling foi um dos sortudos. Eberling morreu em 2016 e era um amante do Espaço, tendo sido este o seu último desejo: que os seus restos mortais fossem enviados para as estrelas.

À CNN, a mãe de James Eberling afirmou estar muito entusiasmada por garantir o desejo final do filho. “Significa muito para mim e para o meu marido finalmente conseguirmos fazer isto por ele.”

Quando James faleceu, a família sabia que o envio de cinzas para o Espaço já tinha sido realizado em 1998, com o astrónomo Eugene Shoemaker, para a Lua, com o ator de “Star Treck”, James Doolan, e com o astronauta Gorgon Cooper.

Cerca de um mês depois, a família descobriu a missão da Elysium Space, que tinha como objetivo “celebrar um ente querido com a poesia do céu estrelado“. As cinzas foram então colocadas numa cápsula de quatro polegadas e enviadas para o Espaço.

As famílias puderam acompanhar o foguetão em tempo real através de uma aplicação, e poderão monitorizá-lo durante os quatro anos em que vai ficar em órbita e depois quando volta a cair na Terra. O lançamento do SpaceX Falcon 9 estava previsto para o dia 19 de novembro, mas foi adiado para esta segunda-feira.

Na cápsula são visíveis as iniciais de Eberling (JME) e uma mensagem enviada pela família: “James, foste uma águia presa à terra. Que ascendas agora através dos céus“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …