Já existiam cinco tipos de cães no final da última Era do Gelo

A diversidade canina é mais antiga do que pensávamos. Uma equipa de cientistas descobriu que já existiam cinco grupos distintos de cães no final da última Era do Gelo.

Um novo estudo sobre o perfil genético de cães ancestrais revelou a existência de, pelo menos, cinco tipos de cães há mais de 11 mil anos, no final da última Era do Gelo.

O artigo científico foi publicado na Science e elaborado por cientistas do Instituto Francis Crick, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, da Universidade de Viena, na Áustria, e por arqueólogos de mais de dez países.

Segundo o The Guardian, a equipa sequenciou o ADN de 27 fósseis de cães encontrados na Europa, no Médio Oriente e na Sibéria. Os dados revelaram que, no final da última Era do Gelo, havia pelo menos cinco variedades distintas de cães. Isto sugere que as origens dos nossos companheiros de quatro patas são ainda mais antigas do que pensávamos.

“Se olharmos para trás, mais de quatro ou cinco mil anos, podemos ver que a Europa era um lugar muito diversificado no que diz respeito a cães. Embora os cães europeus que vemos hoje tenham uma gama extraordinária de formas, derivam geneticamente de apenas um subconjunto muito restrito”, afirmou Anders Bergström, um dos autores do estudo.

Todos os grupos parecem ter descendido de um único ancestral comum, o que sugere que a domesticação pode ter ocorrido a partir de uma única população de lobos antigos.

Comparando os resultados com o ADN de cães modernos, os cientistas descobriram que raças originárias da Europa, como o pastor alemão, parecem ser descendentes de uma mistura de dois antigos grupos – do Levante e do norte da Europa.

A equipa também descobriu que, apesar de o ADN dos cães europeus ter contribuído para raças em todo o mundo, vestígios de outros grupos da Era do Gelo ainda permanecem – como os chihuahuas, uma raça com raízes no México.

Da mesma forma, o husky siberiano carrega ADN de cães europeus modernos e ADN de um grupo da Era do Gelo da Rússia.

Os cientistas também compararam a evolução dos cães relativamente às mudanças nos humanos e chegaram à conclusão que eles transportavam os seus animais enquanto migravam pelo mundo. Para Greger Larson, da Universidade de Oxford, “os cães são os nossos companheiros animais mais antigos e mais próximos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …