Cinco planetas vão estar perfeitamente alinhados (e só voltam em 2040)

O fenómeno pode ser visto durante o entardecer e só voltará a acontecer em setembro de 2040.

Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno vão estar perfeitamente alinhados durante estes próximos dias, avança a BBC.

O fenómeno já aconteceu no início do ano e será novamente uma boa oportunidade para quem gosta destes fenómenos, uma vez que só volta a acontecer em 2040.

Os cinco planetas vão poder ser vistos a olho nu durante o pôr-do-sol, ao contrário do que aconteceu no início de 2016, quando só era possível ver este “desfile” ao amanhecer.

Segundo David Dickinson, do site de astronomia Universe Today, isso só será possível porque antes tínhamos todos os planetas à nossa frente, isto é, à frente da Terra.

Mas agora os planetas estão visíveis durante o entardecer já que “os vamos ver a partir do nosso ‘espelho retrovisor'”, explica.

“Enquanto Marte, Júpiter e Saturno estão à frente, Mercúrio e Vénus vão a correr para recuperar o atraso”, escreveu Dickinson.

Para identificar bem os cinco planetas, é preciso estar atento às subtis diferenças no céu.

Vénus será o planeta mais brilhante de todos, seguindo-se Júpiter. Ambos são ainda visíveis quando o Sol está prestes a esconder-se no horizonte.

Marte, por sua vez, poderá ser identificado pelo seu tom avermelhado e Saturno pelo seu brilho amarelo. Ambos brilham com uma intensidade semelhante.

Encontrar Mercúrio será sempre o maior desafio porque é o mais pequeno dos cinco e pode esconder-se facilmente da visão humana.

Truque do polegar

O astrónomo Jason Kendall, professor adjunto da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, sabe um exercício para perceber se realmente conseguimos avistar os planetas.

“Feche um dos olhos. Estique o braço e coloque o seu dedo polegar para cima. Lentamente, passe-o de um lado para o outro do planeta que vê no céu”, descreve.

“Se a luz se atenuar quando o dedo passar sobre ele, é um planeta. Se piscar rapidamente é uma estrela”, explica o astrónomo.

O truque funciona melhor com Júpiter e Vénus porque são os planetas mais brilhantes mas pode ser uma boa tentativa para quem não tem muita experiência na “caça de planetas”.

Os cinco planetas só voltam a alinhar-se desta forma no dia 8 de setembro de 2040.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …