Cinco planetas vão estar alinhados e podem ser vistos a olho nu

Os cinco planetas vão estar alinhados e será possível vê-los a olho nu durante o final deste mês e o seguinte.

Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno. São estes os planetas do Sistema Solar que se alinharam na perfeição para que pudessem finalmente ser vistos a olho nu, conta a BBC.

Este é um fenómeno invulgar – a última vez que aconteceu foi há 10 anos atrás – e não há desculpa para não o ver, afinal os especialistas preveem que vá durar cerca de um mês.

Os planetas começaram a alinhar-se exatamente esta quarta-feira, dia 20 de janeiro, num fenómeno que vai durar até 20 de fevereiro.

De acordo com Alan Duffy, astrónomo na Universidade Swinburne, na Austrália, os planetas mais fáceis de serem ‘apanhados’ são Vénus e Júpiter.

Por outro lado, o maior desafio será conseguir ver Mercúrio, uma vez que este planeta vai estar muito próximo do horizonte, ficando facilmente ‘escondido’. Além disso, só é possível vê-lo durante a madrugada.

O australiano sugere que a melhor forma de conseguir ver o fenómeno na perfeição é procurar um lugar a céu aberto e com pouca luz, algo que pode ser mais difícil nas grandes cidades.

As horas e os dias em que cada planeta pode ser visto mais facilmente também variam de acordo com a localização de uma pessoa.

Especialistas dos dois hemisférios concordam que o melhor momento para ver os cinco planetas alinhados será pouco antes do amanhecer.

Prevê-se que o primeiro a aparecer seja Júpiter devido ao seu brilho e logo depois Marte, seguido de Saturno e Vénus. O mais tímido será então Mercúrio.

Os planetas vão estar entre a Lua e o horizonte, por isso, o satélite natural pode ser um bom ponto de partida para chegar aos outros.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Júpiter já vai alto pelas 2h da madrugada. Mercúrio aparece ao início da aurora devido à sua proximidade ao Sol, sendo um objecto difícil de ver.

RESPONDER

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …

Bancos vendem créditos à habitação a Fundos de Investimento (e é "dramático" para muitas famílias)

Estão a chegar à DECO cada vez mais pedidos de ajuda de famílias que viram os seus créditos à habitação serem adquiridos aos Bancos por Fundos de Investimento e que estão a ser pressionadas para …

BE fará uma campanha "sem energia perdida, palavras ocas ou provocações"

Um partido que pretende ao mesmo tempo trilhar um "caminho de alternativa" e "caminhos de convergência". Assim definiu Catarina Martins a orientação do Bloco de Esquerda (BE) na campanha eleitoral. Ao discursar num almoço com agentes …

Jornalistas não podem ser condenados por violação de segredo de justiça, defende Costa

No primeiro dia da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 06 de outubro, António Costa, primeiro-ministro e líder do PS, deu uma entrevista à CMTV e aproveitou para mostrar divergências em relação a Rui …

Défice fica nos 0,8% do PIB no primeiro semestre do ano

O défice situou-se em 0,8% do PIB no primeiro semestre deste ano, em contas nacionais, abaixo dos 2,2% registados no período homólogo, mas longe da meta para o conjunto do ano, de 0,2%. "No conjunto do …

Pelo menos sete crianças morreram após colapso de escola no Quénia

Pelo menos sete crianças morreram e 57 ficaram feridas após o colapso do edifício de uma escola em Nairobi, no Quénia, esta segunda-feira, confirmaram os serviços de socorro e as autoridades locais. "Depois do colapso do …

“Há uma mudança histórica na Madeira”

Este domingo, no seu espaço habitual de comentário, Luís Marques Mendes disse que, embora ainda não tenham sido apurados todos os resultados das eleições na Madeira, tudo aponta para que haja uma “mudança histórica” no …

O outono chegou e traz aguaceiros. Mas o calor ainda pode aparecer em outubro

O outono começou oficialmente às 8h50 desta segunda-feira. Este é o dia do equinócio, a data em que, segundo o saber popular, o dia e a noite têm a mesma duração. A data que assinala o …

Portugal não aderiu a programa da UE criado de propósito após os incêndios de 2017

No ano passado, a União Europeia criou um programa de proteção civil devido aos incêndios de 2017 em Portugal. Contudo, o país não aderiu ao mecanismo. Em 2017, Portugal viveu momentos difíceis devido aos incêndios que …