Pelo menos cinco mortos nos incêndios na Califórnia

Peter da Silva / EPA

Incêndio na Califórnia

Pelo menos cinco pessoas morreram vítimas dos incêndios florestais que estão a lavrar no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, e que ameaçam dezenas de milhares de casas.

A morte de um residente no condado de Solano, no nordeste da área da baía de São Francisco, foi avançada, esta quinta-feira, pelas forças policiais. Outras três pessoas morreram no condado de Napa e, no total, mais de 30 civis e bombeiros ficaram feridos. Um piloto que participava numa operação de combate aos incêndios também morreu na quarta-feira, quando o helicóptero caiu.

O governador Gavin Newsom, que já declarou o estado de emergência para facilitar o acesso a fundos, abordou a questão destes incêndios num vídeo de última hora gravado para a Convenção Nacional Democrata, que terminou esta quinta-feira.

O político defendeu que os incêndios que assolam este estado norte-americano são uma evidência clara das alterações climáticas, uma vez que a Califórnia está a viver recordes mundiais de calor. “Se nega as alterações climáticas, venha para a Califórnia”, desafiou.

Na última semana, por exemplo, o Vale da Morte registou um recorde de 54,4°C que, se certificado, poderá tornar-se a temperatura mais quente já registada no planeta Terra.

Mais de duas dúzias de grandes incêndios na Califórnia sobrecarregaram a capacidade de combate às chamas naquele estado. Os fogos destruíram 175 estruturas, incluindo casas, e ameaçam mais 50 mil, disse o vice-diretor adjunto do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios do estado, Daniel Berlant.

Mais de dez mil bombeiros estão na linha de frente, alguns deles a trabalharem em turnos de 72 horas, em vez das 24 horas habituais. As chamas já destruíram mais de 20 mil hectares na região nos últimos dias, de acordo com as autoridades, queimando vegetação, carros e casas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.