Com cinco anos, Riham morreu depois de salvar a irmã bebé dos escombros na Síria

5

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeamento em Aleppo, Síria

Depois do ataque aéreo desta quarta-feira, sobre Idlib, Riham foi fotografado a agarrar a sua irmã bebé pela camisola. A criança acabou por falecer no hospital, enquanto que a irmã continua nos cuidados intensivos.

“Quando cheguei ao local, o pai estava a tentar salvar as suas filhas, presas nos escombros, a gritar e a chorar de dor”, disse o autor da fotografia, que mostra Riham, uma criança de cinco anos, presa entre os escombros de um prédio, a agarrar pela camisola a sua irmã bebé.

Um pouco mais acima, está o pai, desesperado, com uma mão na cabeça enquanto tenta com a outra vencer os destroços para conseguir alcançar os filhos.

“Quando cheguei ao local, o pai estava a tentar salvar as suas filhas, presas nos escombros, a gritar e a chorar de dor”, disse o fotojornalista Bashar al-Sheikh, da estação síria SY24. “Depois de cair do quinto andar em resultado do desabamento do prédio, desliguei a câmara e fui resgatá-los. Coloquei-os num carro e levei-os ao hospital”, acrescentou, citado pela Al Jazeera.

Segundo o Expresso, Riham acabou por não resistir, e faleceu no hospital. A irmã continua nos cuidados intensivos.

O episódio seguiu-se ao ataque aéreo desta quarta-feira, levado a cabo por forças governamentais, sobre a cidade de Ariha, na província de Idlib, controlada por rebeldes. No dia seguinte, ativistas e equipas de resgate falavam em pelo menos 10 civis mortos, incluindo três crianças.

As forças leais ao Presidente Bashar al-Assad e os aliados russos intensificaram os ataques sobre Idlib desde o final de abril, apesar do acordo internacional que visava evitar uma ofensiva em larga escala.

O noroeste sírio é o último bastião dos rebeldes que lutam contra as forças governamentais depois de oito anos de uma guerra que já matou centenas de milhares.

ZAP //

5 Comments

  1. Curioso…. Ainda hoje saiu a mesma história noutro jornal, apenas diferenciava na irmã que morria uma vez que, desta feita, era a irmã bebé que caía do quinto andar pernte o olhar do pai que horrorizado assistiu à distancia.
    Desculpem-me mas já conhecemos as táticas de jihadistas e dos capacetes brancos que são uma e outra coisa e mais do observatório sirio dos direitos humanos que mais não é que uma organização da mesma origem sediada em Londres. Tudo o resto, com especial ênfase nos bombardeamentos com armas químicas, já foram cabalmente desmascarados.

    • Que outro jornal, e de preferência um link? Não estou a duvidar de si até porque sei que há muita guerra de (des) informação nesta questão Síria e até estou totalmente contra as forças Ocidentais. MAs para não nos juntarmos à desinformação convém alicerçar os argumentos com provas.

  2. Uma guerra que teve origem na famosa Primavera árabe como outras que também acabaram mal, umas piores que outras, na Líbia por exemplo! E quem foram os mentores de tal ideia para países onde a maneira de viver e pensar é completamente diferente da nossa por exemplo? Esses sim, considero-os os verdadeiros culpados de toda esta desgraça humana.

  3. Não é muito dificil. Saíu no Publico deste domingo. Acontece que eu compro todos os dias e assim li uma versão e depois a outra aqui e vi que não coincidiam. Link não sei porque foi em papel mas não deve ser dificil localizar o Publico deste sábado

  4. Já agora acabei de ver na RTP 1 uma nova versão em que as duas irmãs morreram.A fonte, segundo a televisão é uma Organização Não Governamental, que não foi identificada, e que apresenta um balanço de vários milhares de crianças mortos pelos bombardeamentos do Governo Sírio e seus aliados, e que já sofreram a condenação do Reuino Unido, França, EUA, dizendo que estes actos equivalem a crimes de guerra e os seus responsveis deveriam ser alvo de condenação judicial…. Não acrescentaria nada ao que já disse antes porque acho que só por si as coisas já falam sem ser necessário mais nada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.