Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

(dr) J.A. Quartau

A Euryphara contentei – há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde – resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que existem em Portugal.

O inseto só existe numa vala perdida à beira da estrada, entre Estremoz e Sousel, um olival perto de Beringel, na mesma zona, dois ou três pontos dispersos, e muito restritos, no concelho de Ferreira do Alentejo.

“Os estudos que desenvolvi, em colaboração com assistentes, nas últimas décadas, mostram que esta é a cigarra mais ameaçada em Portugal”, afirma o entomólogo José Alberto Quartau, investigador do Ce3c, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que estuda e acompanha desde o final da década de 1980 a evolução das espécies de cigarras no país. “Esta cigarra tem distribuição ibérica, mas está à beira da extinção em Portugal.

Além de rara, a Euryphara contentei é a mais pequena de todas as cigarras conhecidas no território nacional. De um verde inconfundível, tem também um canto muito próprio: é mais agudo e difícil de distinguir na zoada do campo, num dia de verão. José Alberto Quartau foi o primeiro a registar esse canto, em Portugal, em 2004. Mas a espécie já tinha sido descrita quase três décadas antes, em 1982.

Quem pela primeira vez capturou um exemplar da espécie, em 1978, justamente na região de Ferreira do Alentejo, foi o técnico José Contente da então Estação Agronómica Nacional.

Suspeitando de que aquela poderia ser uma espécie nova para a ciência, José Passos de Carvalho decidiu enviar o espécime para o Museu Nacional de História Natural, em Paris, ao cuidado do entomologista Michel Boulard.

Este confirmou e descreveu a nova espécie e, em homenagem ao técnico que a havia recolhido da vegetação, na berma da Estrada Nacional 121, perto de Ferreira do Alentejo, chamou-lhe Euryphara contentei. Mais tarde, a cigarra foi identificada também em alguns locais em Espanha, o que mostrou que é uma espécie ibérica.

Fascinado pelas cigarras, o entomólogo José Alberto Quartau decidiu, a partir de certa altura, seguir o rasto de todas as espécies conhecidas deste grupo no território nacional. Coligiu primeiro toda a informação disponível sobre as espécies referenciadas e depois partiu para o campo em busca delas, para avaliar a sua distribuição.

Das 20 iniciais, encontradas na bibliografia, confirmou 13, mas uma delas foi ele que a descreveu pela primeira vez. “Algumas podem ter-se extinguido, ou estavam mal referenciadas”, sugere. Desde o final da década de 1980 faz monitorizações regulares, para avaliar a sua presença nos campos, com resultados que não são os mais animadores.

Das 13 espécies confirmadas no território continental, pelo menos seis, ou seja, quase metade, estão em recuo, com as populações fragmentadas e em habitats cada vez mais residuais. Embora em situação aparentemente mais crítica, a Euryphara contentei não está sozinha nas dificuldades.

As práticas agrícolas, como a lavragem da terra, que destrói os juvenis, o uso de pesticidas e herbicidas, a agricultura intensiva e a limpeza da vegetação na berma das estradas, onde põem os ovos, são os seus inimigos. “A solução”, diz José Alberto Quartau ao Diário de Notícias, “é a criação de microrreservas nos poucos locais onde ela ainda existe, para sua proteção”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …