Branco, negro, ciganos ou asiático? Questões do Censos preocupam ciganos

O Censos de 2021 está a preocupar a comunidade cigana, devido às perguntas sobre a origem racial, que serão incluídas pela primeira vez. Várias associações ciganas temem que possa levar ao aumento da discriminação e do racismo.

Um grupo de trabalho nomeado pelo Governo entendeu que o próximo Censos, em 2021, deve integrar perguntas sobre as origens étnicorraciais da população portuguesa. Apesar de a palavra raça ou etnia não estar explícita, os especialistas propõem que o Censos pergunte aos cidadãos se são brancos, negros, ciganos ou asiáticos.

A opção foi aprovada com nove votos a favor, quatro contra e a abstenção do presidente do grupo de trabalho, Jorge Vala, que representava o Alto Comissário para as Migrações. A recomendação segue agora para o Conselho Superior de Estatística e para o INE, a quem cabe a decisão final de aprovar.

Várias associações ciganas já manifestaram o seu descontentamento com esta medida, que pode trazer enormes complicações sociais para as comunidades ciganas em Portugal. Segundo uma sondagem da Universidade Católica, 78% dos inquiridos mostrou-se a favor da introdução deste tipo de perguntas no Censos.

“A recolha de dados étnicorraciais por parte do Estado, quando não é anónima, e a sua posse pelos diferentes organismos pode levar ao aumento da discriminação e do racismo”, escreveram algumas associações no relatório.

O facto da sua origem étnica ficar “cadastrada” social e geograficamente, pode levar “à perseguição da população cigana”. Um problema que ganha outras dimensões com o crescimento de movimentos populistas. Citadas pelo Expresso, as associações de ciganos portugueses dizem que Portugal não é alheio a este fenómeno.

O “Chega”, liderado por André Ventura, é um dos exemplos destacado. O partido de extrema-direita já demonstrou o seu racismo em relação à comunidade cigana e, com a posse destes dados, pode ser feito um uso indevido da informação para atos discriminatórios e racistas.

“Estamos em Portugal há 500 anos e ainda somos considerados estrangeiros; somos a comunidade que mais sofre no país e, por isso, temos receio da utilização destas informações”, disse Bruno Gonçalves, um dos subscritores do relatório.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura avança com castração química para quem abusa de menores

André Ventura, líder e deputado único do partido Chega, entregou esta sexta-feira na Assembleia da República um projeto de lei que cria a pena acessória de castração química, agravando a moldura penal para os abusadores …

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …