/

Cientistas vão mapear genoma de sequóias gigantes que vivem até 3 mil anos

Decifrar os mistérios de um dos maiores, mais imponentes e antigos seres vivos do planeta Terra é a tarefa a que um grupo de cientistas norte-americano se propôs.

Um grupo de cientistas americanos propôs-se a mapear o genoma de sequóias gigantes, uma árvore encontrada na Califórnia e no sul do estado do Oregon, nos EUA, capaz de viver por mais de 3 mil anos e alcançar alturas que se aproximam dos 100 metros, muitas vezes com mais de 30 metros de circunferência.

Para responder como são capazes de resistir ao longo dos séculos e alcançar tal imponência, os cientistas vão mapear o genoma dessas árvores.

O projeto é financiado pela Organização Não Governamental Save The Redwoods League, com fins de que se possa cuidar melhor das florestas e proteger essas árvores das mudanças climáticas.

O genoma de uma árvore de tal magnitude pode ser até 10 vezes maior do que o genoma humano. As sementes das árvores foram recolhidas e, para tal, foi preciso subir até ao topo das árvores, na espécie de pinho que as árvores trazem como frutos.

dadoll / Flickr

Cientistas vão mapear o genoma de sequóias gigantes

O projeto durará ao todo cerca de 5 anos, mas as primeiras sequências serão reveladas em breve.

Mapear o genoma das árvores permitirá compreender com riqueza de detalhes como estes seres se relacionam com o ambiente e são moldados por eles, como se tornaram as árvores majestosas que são, como vivem tanto e, principalmente, garantir que continuem a viver por muitos mais milhares de anos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.