Cientistas vão mapear genoma de sequóias gigantes que vivem até 3 mil anos

Decifrar os mistérios de um dos maiores, mais imponentes e antigos seres vivos do planeta Terra é a tarefa a que um grupo de cientistas norte-americano se propôs.

Um grupo de cientistas americanos propôs-se a mapear o genoma de sequóias gigantes, uma árvore encontrada na Califórnia e no sul do estado do Oregon, nos EUA, capaz de viver por mais de 3 mil anos e alcançar alturas que se aproximam dos 100 metros, muitas vezes com mais de 30 metros de circunferência.

Para responder como são capazes de resistir ao longo dos séculos e alcançar tal imponência, os cientistas vão mapear o genoma dessas árvores.

O projeto é financiado pela Organização Não Governamental Save The Redwoods League, com fins de que se possa cuidar melhor das florestas e proteger essas árvores das mudanças climáticas.

O genoma de uma árvore de tal magnitude pode ser até 10 vezes maior do que o genoma humano. As sementes das árvores foram recolhidas e, para tal, foi preciso subir até ao topo das árvores, na espécie de pinho que as árvores trazem como frutos.

dadoll / Flickr

Cientistas vão mapear o genoma de sequóias gigantes

O projeto durará ao todo cerca de 5 anos, mas as primeiras sequências serão reveladas em breve.

Mapear o genoma das árvores permitirá compreender com riqueza de detalhes como estes seres se relacionam com o ambiente e são moldados por eles, como se tornaram as árvores majestosas que são, como vivem tanto e, principalmente, garantir que continuem a viver por muitos mais milhares de anos.

  // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …

Extinção do SEF aprovada na especialidade no Parlamento

A proposta do PS e do Bloco de Esquerda sobre a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, esta quarta-feira. Segundo o jornal Público, …