Cientistas vão mapear genoma de sequóias gigantes que vivem até 3 mil anos

Decifrar os mistérios de um dos maiores, mais imponentes e antigos seres vivos do planeta Terra é a tarefa a que um grupo de cientistas norte-americano se propôs.

Um grupo de cientistas americanos propôs-se a mapear o genoma de sequóias gigantes, uma árvore encontrada na Califórnia e no sul do estado do Oregon, nos EUA, capaz de viver por mais de 3 mil anos e alcançar alturas que se aproximam dos 100 metros, muitas vezes com mais de 30 metros de circunferência.

Para responder como são capazes de resistir ao longo dos séculos e alcançar tal imponência, os cientistas vão mapear o genoma dessas árvores.

O projeto é financiado pela Organização Não Governamental Save The Redwoods League, com fins de que se possa cuidar melhor das florestas e proteger essas árvores das mudanças climáticas.

O genoma de uma árvore de tal magnitude pode ser até 10 vezes maior do que o genoma humano. As sementes das árvores foram recolhidas e, para tal, foi preciso subir até ao topo das árvores, na espécie de pinho que as árvores trazem como frutos.

dadoll / Flickr

Cientistas vão mapear o genoma de sequóias gigantes

O projeto durará ao todo cerca de 5 anos, mas as primeiras sequências serão reveladas em breve.

Mapear o genoma das árvores permitirá compreender com riqueza de detalhes como estes seres se relacionam com o ambiente e são moldados por eles, como se tornaram as árvores majestosas que são, como vivem tanto e, principalmente, garantir que continuem a viver por muitos mais milhares de anos.

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …