Cientistas usaram líquido amniótico para tratar doenças ósseas

Um grupo de investigadores britânicos descobriu que pessoas com ossos frágeis podem vir a ter um esqueleto mais forte graças a um tratamento que recorre a células estaminais provenientes do líquido amniótico de mulheres grávidas.

Segundo o The Guardian, os investigadores propõem este tratamento depois de vários estudos mostrarem que a sua utilização levou a 78% menos fraturas em cobaias que foram criados para ter ossos frágeis.

Os cientistas recolheram células estaminais provenientes do “líquido amniótico”, o líquido responsável por proteger os bebés quando estes ainda se encontram na barriga da mãe.

Agora, o próximo passo é perceber se este tratamento também funciona com humanos. Caso isso aconteça, pode ser uma boa ajuda para tratar pessoas com osteoporose, recém-nascidos que nascem com doenças raras que afetam os ossos e até os astronautas, que podem perder 2,5% de densidade óssea por cada mês no espaço, como explica o Science Alert.

“As células estaminais que utilizámos são excelentes para proteger os ossos”, afirma Pascale Guillot, da University College London e principal responsável pelo estudo, publicado na revista Scientific Reports.

Os ossos ficaram muito mais fortes e a forma como o osso ficou internamente organizado é de muito maior qualidade”, acrescenta Guillot, que espera testar o tratamento em humanos nos próximos dois anos.

Os investigadores da universidade britânica não foram os primeiros a descobrir as vantagens das células estaminais para tratar doenças ósseas.

Ainda em 2016, investigadores de Toronto, no Canadá, fizeram uma pesquisa semelhante que usou estas células de cobaias saudáveis em cobaias com osteoporose. Não só os animais cresceram com esqueletos mais fortes como os ossos ganharam novamente o aspeto saudável dos ossos que a doença acaba por destruir.

FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …