Cientistas usaram líquido amniótico para tratar doenças ósseas

Um grupo de investigadores britânicos descobriu que pessoas com ossos frágeis podem vir a ter um esqueleto mais forte graças a um tratamento que recorre a células estaminais provenientes do líquido amniótico de mulheres grávidas.

Segundo o The Guardian, os investigadores propõem este tratamento depois de vários estudos mostrarem que a sua utilização levou a 78% menos fraturas em cobaias que foram criados para ter ossos frágeis.

Os cientistas recolheram células estaminais provenientes do “líquido amniótico”, o líquido responsável por proteger os bebés quando estes ainda se encontram na barriga da mãe.

Agora, o próximo passo é perceber se este tratamento também funciona com humanos. Caso isso aconteça, pode ser uma boa ajuda para tratar pessoas com osteoporose, recém-nascidos que nascem com doenças raras que afetam os ossos e até os astronautas, que podem perder 2,5% de densidade óssea por cada mês no espaço, como explica o Science Alert.

“As células estaminais que utilizámos são excelentes para proteger os ossos”, afirma Pascale Guillot, da University College London e principal responsável pelo estudo, publicado na revista Scientific Reports.

Os ossos ficaram muito mais fortes e a forma como o osso ficou internamente organizado é de muito maior qualidade”, acrescenta Guillot, que espera testar o tratamento em humanos nos próximos dois anos.

Os investigadores da universidade britânica não foram os primeiros a descobrir as vantagens das células estaminais para tratar doenças ósseas.

Ainda em 2016, investigadores de Toronto, no Canadá, fizeram uma pesquisa semelhante que usou estas células de cobaias saudáveis em cobaias com osteoporose. Não só os animais cresceram com esqueletos mais fortes como os ossos ganharam novamente o aspeto saudável dos ossos que a doença acaba por destruir.

FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …

Em Berlim, Marta Temido defende reforma e reforço de poder da OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve ser alvo de uma reforma substancial que leve ao reforço do seu poder internacional na sequência da pandemia de Covid-19, defendeu esta segunda-feira a ministra da Saúde, Marta …

PJ faz buscas à Fiscalização e Contratação da Câmara de Barcelos

A investigação, relacionada com contractos efetuados no pelouro da vereadora Anabela Real, estão a ser investigados pela Polícia Judiciária. A Polícia Judiciária (PJ) fez hoje buscas na Câmara de Barcelos, tendo como alvo principal os serviços …