Cientistas usaram líquido amniótico para tratar doenças ósseas

Um grupo de investigadores britânicos descobriu que pessoas com ossos frágeis podem vir a ter um esqueleto mais forte graças a um tratamento que recorre a células estaminais provenientes do líquido amniótico de mulheres grávidas.

Segundo o The Guardian, os investigadores propõem este tratamento depois de vários estudos mostrarem que a sua utilização levou a 78% menos fraturas em cobaias que foram criados para ter ossos frágeis.

Os cientistas recolheram células estaminais provenientes do “líquido amniótico”, o líquido responsável por proteger os bebés quando estes ainda se encontram na barriga da mãe.

Agora, o próximo passo é perceber se este tratamento também funciona com humanos. Caso isso aconteça, pode ser uma boa ajuda para tratar pessoas com osteoporose, recém-nascidos que nascem com doenças raras que afetam os ossos e até os astronautas, que podem perder 2,5% de densidade óssea por cada mês no espaço, como explica o Science Alert.

“As células estaminais que utilizámos são excelentes para proteger os ossos”, afirma Pascale Guillot, da University College London e principal responsável pelo estudo, publicado na revista Scientific Reports.

Os ossos ficaram muito mais fortes e a forma como o osso ficou internamente organizado é de muito maior qualidade”, acrescenta Guillot, que espera testar o tratamento em humanos nos próximos dois anos.

Os investigadores da universidade britânica não foram os primeiros a descobrir as vantagens das células estaminais para tratar doenças ósseas.

Ainda em 2016, investigadores de Toronto, no Canadá, fizeram uma pesquisa semelhante que usou estas células de cobaias saudáveis em cobaias com osteoporose. Não só os animais cresceram com esqueletos mais fortes como os ossos ganharam novamente o aspeto saudável dos ossos que a doença acaba por destruir.

FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Muro, fake news e Obamacare. Trump anuncia oficialmente a recandidatura à Casa Branca

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a sua recandidatura à Casa Branca, num comício em Orlando, Flórida, e voltou a acusar os jornalistas de serem "fake news" e disse que o país tem a …

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …