Cientistas usaram líquido amniótico para tratar doenças ósseas

Um grupo de investigadores britânicos descobriu que pessoas com ossos frágeis podem vir a ter um esqueleto mais forte graças a um tratamento que recorre a células estaminais provenientes do líquido amniótico de mulheres grávidas.

Segundo o The Guardian, os investigadores propõem este tratamento depois de vários estudos mostrarem que a sua utilização levou a 78% menos fraturas em cobaias que foram criados para ter ossos frágeis.

Os cientistas recolheram células estaminais provenientes do “líquido amniótico”, o líquido responsável por proteger os bebés quando estes ainda se encontram na barriga da mãe.

Agora, o próximo passo é perceber se este tratamento também funciona com humanos. Caso isso aconteça, pode ser uma boa ajuda para tratar pessoas com osteoporose, recém-nascidos que nascem com doenças raras que afetam os ossos e até os astronautas, que podem perder 2,5% de densidade óssea por cada mês no espaço, como explica o Science Alert.

“As células estaminais que utilizámos são excelentes para proteger os ossos”, afirma Pascale Guillot, da University College London e principal responsável pelo estudo, publicado na revista Scientific Reports.

Os ossos ficaram muito mais fortes e a forma como o osso ficou internamente organizado é de muito maior qualidade”, acrescenta Guillot, que espera testar o tratamento em humanos nos próximos dois anos.

Os investigadores da universidade britânica não foram os primeiros a descobrir as vantagens das células estaminais para tratar doenças ósseas.

Ainda em 2016, investigadores de Toronto, no Canadá, fizeram uma pesquisa semelhante que usou estas células de cobaias saudáveis em cobaias com osteoporose. Não só os animais cresceram com esqueletos mais fortes como os ossos ganharam novamente o aspeto saudável dos ossos que a doença acaba por destruir.

FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estivadores vão fazer greve em Setúbal e ameaçam fazer o mesmo em Lisboa

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) revelou esta sexta-feira que vai entregar já na segunda-feira um pré-aviso de greve no Porto de Setúbal e ameaça fazer o mesmo no Porto de Lisboa. “Os trabalhadores …

Segundo maior diamante transforma-se em joias Louis Vuitton

Depois de cortado e polido, o segundo maior diamante da história será transformado numa coleção de joias da Louis Vuitton. A Lucara Diamond encontrou o diamante Sewelo, de 1.758 quilates, na sua mina do Botswana, no …

Filho do presidente da Câmara de Pedrógão Grande "sem memória" no caso da reconstrução de casas

O adjunto do presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Telmo Alves, que também é filho do autarca, disse em Tribunal que desconhece o processo de reconstrução das casas ardidas no incêndio no concelho, em 2017, …

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa. A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e …

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE

"Há condições para avançar" com o alargamento da ADSE aos contratos individuais do Estado e aos precários regularizados no PREVPAP, disse Alexandra Leitão, esta sexta-feira, no Parlamento. A ministra da Modernização do Estado e da Administração …

Países "lutam" por fundos europeus para neutralizar emissões de carbono

Um novo fundo de 100 mil milhões destinado a neutralizar as emissões de dióxido de carbono na Europa até 2050 está em disputa por vários países. A Comissão Europeia quer implementar um fundo de 100 mil …

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …