Cientistas usam ultrassons para despertar paciente em coma

Um paciente de 25 anos a recuperar de uma coma está a fazer grandes progressos depois de um tratamento inovador que usa ultrassom para fazer despertar o cérebro.

Investigadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, estão a testar pela primeira vez um tratamento num paciente em coma que está a despertar a curiosidade da comunidade científica.

O método, que usa estimulação sonora de baixa intensidade para ativar os neurónios do tálamo, está a ser testado num homem de 25 anos que, até agora, tem feito grandes progressos.

A técnica consiste em ativar um dispositivo, do tamanho de um pires de café, que emana certos níveis de energia e pode ser direcionado a várias regiões para estimular o tecido cerebral.

“É quase como se estivéssemos a reiniciar os neurónios para que estes voltem a funcionar”, afirma Martin Monti, líder da pesquisa e professor de psicologia e neurocirurgia da UCLA.

“Até hoje, a única maneira de o conseguir era através de um procedimento cirúrgico arriscado, conhecido como estimulação cerebral profunda, em que os elétrodos são implantados diretamente no tálamo. A nossa abordagem visa diretamente o tálamo mas não é invasiva“, explica.

Os investigadores estão já muito satisfeitos com os primeiros resultados, agora publicados na revista científica Brain Stimulation, mas advertem que ainda são necessários estudos mais aprofundados sobre este método.

“É possível que até tenhamos tido sorte e tenhamos estimulado este paciente ao mesmo tempo que ele já recuperava de forma espontânea”, sugere Monti, destacando a importância de fazer mais testes.

Esta é a primeira vez que a técnica, criada por Alexander Bystritsky, professor de psiquiatria e ciências comportamentais da mesma universidade, está a ser testada.

Para a investigação, a equipa colocou o dispositivo ao lado da cabeça do paciente e ativou-o dez vezes, durante 30 segundos, num período de 10 minutos.

Antes do procedimento, o paciente mostrava sinais mínimos de estar consciente e de compreensão da fala – por exemplo, só conseguia executar pequenos e limitados movimentos quando lhe era solicitado. No dia a seguir ao tratamento, as suas respostas melhoraram de forma significativa.

Três dias depois, o paciente já tinha recuperado total consciência e a compreensão da linguagem, acenando “sim” ou “não” com a cabeça. Conseguiu até acenar para se despedir de um dos médicos.

Os investigadores querem agora testar o mesmo dispositivo em mais pacientes em coma.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …