Diamantes quânticos vão permitir enviar mensagens secretas em qubits

(dr) kuleuvenblogt.be

Conceito artístico do emaranhamento quântico de dois átomos

Cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, criaram diamantes que podem ser capazes de armazenar e transmitir mensagens “secretas” em forma de qubits.

O estudo, publicado na semana passada na revista Science, acredita que, no futuro, os diamantes artificiais possam ser utilizados para construir uma Internet quântica segura e inteligente.

A ciência responsável pela criação desta tecnologia é complexa. Essencialmente, os investigadores têm procurado uma forma melhor para armazenar e enviar qubits, que são normalmente transmitidos através de partículas de luz, os fotões. Este método funciona apenas em distâncias curtas, antes que a informação fique distorcida.

Os cientistas acreditam que os cristais, como os diamantes, podem não distorcer tanto a informação. A ideia passa assim por utilizar as falhas dos diamantes – descolorações e impurezas químicas no que seria um cristal de puro carbono – como “transportadoras” e “transmissoras” de qubits. Os diamantes têm uma estrutura em rede, na qual cada átomo de carbono se liga a outros quatro átomos de carbono vizinhos.

(dr) Paul Stevenson, Princeton University

A ideia passa por usar as falhas dos diamantes como “transportadoras” e “transmissoras” de qubits.

Na pesquisa, os cientistas manipularam um diamante, trocando alguns átomos de carbono por átomos de silício. Como resultado, o diamante artificial ficou com “vácuos de silício”, que lhe conferiram propriedades úteis para os sistemas quânticos.

Para uma Internet quântica, os cientistas querem construir dispositivos de computação, nos quais os dados possam ser codificados em spins – as possíveis orientações que as partículas subatómicas podem apresentar – simples, conjuntos de spins coerentes e conjuntos de spins emaranhados.

O novo diamante artificial deixa-nos mais próximos da Internet quântica. Um conjunto de testes e medições provaram que o cristal criado emite fotões com uma frequência bem definida e estável, tornando-se assim uma promissora interface spin-fotão para transmitir qubits.

Apesar dos resultados serem importantes, não representam um grande salto rumo à Internet quântica. A Engenharia fica ainda com grandes desafios a resolver antes de integrar estes diamantes nas tecnologias futuras.

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-deputado do PSD ganhou meio milhão de euros num dia em negócio com o GES

O ex-deputado do PSD, António Silva Preto, conseguiu um ganho de meio milhão de euros em apenas um dia, com a venda de um terreno que comprou a um fundo do Grupo Espírito Santo (GES) …

Morreu criança belga que ficou presa numa piscina em Azeitão

O menino de seis anos que na semana passada ficou preso numa piscina, em Azeitão, morreu esta segunda-feira. A criança, de nacionalidade belga, não resistiu aos ferimentos graves. A criança de seis anos que, na semana …

Criança de 3 anos gravemente ferida em ataque com ácido no Reino Unido

A polícia britânica anunciou esta segunda-feira a detenção de mais três suspeitos de envolvimento no ataque com ácido a uma criança de 3 anos, que sofreu queimaduras graves no passado sábado. A polícia de West Mercia …

Adolescente violada pelo irmão condenada a prisão por abortar na Indonésia

Uma adolescente de 15 anos, violada oito vezes e engravidada pelo irmão dois anos mais velho, foi condenada a seis meses de prisão por aborto ilegal. As violações aconteceram desde setembro do ano passado, tendo o …

Máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM que cobram comissões

As máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM. Esta mudança é uma autêntica armadilha, já que o levantamento a crédito permite a cobrança de comissões, sem pré-avisos, por cada levantamento. As Caixas Multibanco, geridas pela …

PJ sabia da preparação de assalto antes de Tancos, mas não avisou militares

A Polícia Militar alega que a Polícia Judiciária tinha conhecimento de que estava em preparação um assalto, antes do roubo nos paióis de Tancos, mas que não foi informada desse facto. Um dado que vem …

NYTimes diz que Portugal se atreveu a recusar austeridade e renasceu (mas Costa discorda)

Em declarações ao The New York Times, o primeiro-ministro português assume que "não passámos do lado escuro para o lado luminoso da Lua", e diz que ainda há muito por fazer. Liz Alderman, correspondente do The …

Silêncio de Manuel Pinho "confirma que tem algo a esconder”

Para Luís Marques Mendes, a audição a Manuel Pinho foi "um dos momentos parlamentares mais deprimentes e degradantes" a que se lembra de ter assistido. No seu habitual espaço de comentário semanal no "Jornal da Noite" …

Juízes fazem ultimato ao Ministério para resolver problemas dos elevadores

O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Manuel Soares, deu ao Ministério da Justiça até setembro para realizar as inspeções e resolver os problemas de funcionamento dos elevadores nos tribunais. De acordo com o Jornal …

Trump avisa Irão: "NUNCA, NUNCA MAIS voltem a ameaçar os Estados Unidos"

Continua a troca acesa de ameaças entre os presidentes dos Estados Unidos e do Irão. Em letras maiúsculas e tom de fúria, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter para responder ao …