Cientistas estão a um passo da cura para a “supergonorreia”

bwjones / Flickr

Uma equipa de investigadores anunciou que conseguiu perceber de que forma a doença sexualmente transmissível mata as células que a deviam combater.

Um grupo de investigadores da Universidade de Monash, na Austrália, descobriu que a gonorreia resistente aos antibióticos leva as células imunitárias a “suicidarem-se”. Esta descoberta foi feita após a revelação de que um homem britânico está infetado com o pior caso de supergonorreia do mundo.

As autoridades de saúde britânicas, corroboradas pela Organização Mundial de Saúde e pelos Centros Europeus para o Controlo de Doenças, avançaram que o paciente não respondeu ao tratamento com uma combinação de antibióticos azitromicina e ceftriaxona – algo que nunca tinha acontecido, deixando os médicos preocupados.

O britânico terá contraído a doença depois de ter relações sexuais não protegidas durante uma viagem ao sudeste asiático, escreve a Visão.

Segundo o novo estudo, publicado recentemente na PLOS Pathogens, a versão superbactéria da gonorreia cria minúsculas vesículas revestidas por membranas que atacam as células do sistema imunitário, induzindo-as ao suicídio. Assim, a Neisseria gonorrhoeae fica assim com o caminho livre.

Compreender este mecanismo abre portas para o desenvolvimento de um novo tratamento alternativo que impeça o sistema imunitário de se deixar vencer pela superbactéria, aumentando a esperança de uma possível cura, cada vez mais perto do alcance dos cientistas.

Além disso, esta pesquisa pode igualmente fornecer informação a respeito de como outro tipo de bactérias conseguem iludir o sistema imunitário, não sendo afetadas por antibióticos.

Esta doença é sexualmente transmissível e é possível ter gonorreia e não manifestar sintomas claro, como é o caso de 10% dos homens heterossexuais e de mais de 75% das mulheres e homens homossexuais.

Entre os sintomas destacam-se o corrimento purulento, dor ao urinar e perdas de sangue fora da menstruação. Se não for tratada, a doença pode provocar infertilidade e até mesmo a morte.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …