Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade.

Esses supercapacitores de tijolo podem ser conectados a painéis solares para armazenar energia recarregável. Os supercapacitores armazenam carga elétrica, ao contrário das baterias, que armazenam energia química.

A estrutura porosa do tijolo é ideal para armazenar energia porque os poros fornecem ao tijolo mais área de superfície do que os materiais sólidos e, quanto maior a área de superfície, mais eletricidade um material supercapacitor pode reter. Os tijolos são vermelhos porque a argila de que são feitos contém óxido de ferro, mais conhecido como ferrugem, que também é importante no processo.

Os cientistas preencheram os poros dos tijolos com um vapor ácido que dissolve o óxido de ferro e o converte numa forma reativa de ferro que torna possível a síntese química. De seguida, inseriram um gás diferente através das cavidades para preenchê-las com um material à base de enxofre que reage com o ferro. Esta reação química deixa os poros revestidos com um plástico condutor de eletricidade, PEDOT.

Apenas alguns blocos de tijolo revestido com PEDOT são capazes de alimentar um LED e, com base nos cálculos dos investigadores, aproximadamente 60 tijolos de tamanho normal seriam capazes de alimentar a iluminação de emergência durante 50 minutos e levariam 13 minutos para recarregar.

Um dos resultados surpreendentes do estudo é que a parede de tijolos do supercapacitor pode ser recarregada 10.000 vezes, o que está no mesmo nível dos supercapacitores PEDOT mais tradicionais. Os resultados do estudo foram esta semana publicados na revista Nature Communications.

Transformar a ferrugem num material de origem química útil é económico e demonstra como os materiais inertes têm potencial para serem transformadores na fabricação de produtos químicos. O trabalho dos cientistas mostra como os resíduos podem ser reciclados e reutilizados para a produção de materiais de ponta que estendem as limitações funcionais dos materiais de construção.

Agora, o objetivo é aumentar a quantidade de energia que os tijolos podem armazenar numa ordem de magnitude. Os investigadores estão a trabalhar para encontrar formas de converter a estrutura das nanofibras em compostos que contenham outros semicondutores, a fim de aumentar a quantidade de energia que as nanofibras podem armazenar.

O seu objetivo é desenvolver tijolos padronizados e prontos para serem empilhados sem a necessidade de arames. Os investigadores tencionam produzir dispositivos que possam ser montados como blocos de Lego.

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …