Cientistas suecos inventam madeira transparente que pode substituir o vidro

(dr) Peter Larsson

-

Equipa de investigadores suecos desenvolveu uma madeira transparente que poderá vir a substituir o vidro em várias estruturas de construção como, por exemplo, janelas e fachadas.

Segundo a BBC, o novo material foi criado pelo Real Instituto de Tecnologia sueco (Kungliga Tekniska Högskolan – KTH), sediado em Estocolmo, e pode reduzir de forma significativa os custos de produção de painéis solares.

“A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na confeção de painéis solares, uma vez que é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável”, explica o sueco Lars Berglund, um dos responsáveis pelo novo produto e diretor do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira do KTH.

“Trata-se, portanto, de um material particularmente importante para reduzir os custos de implantação de painéis solares em superfícies extensas, o que pode beneficiar regiões com boas condições climáticas”, acrescenta.

Para criar este produto, os investigadores recorreram a um processo químico de remoção da lignina, um componente natural da parede celular da madeira.

“Quando a lignina é removida, a madeira torna-se branca. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas”, explica Berglund à emissora britânica.

Como o efeito de transparência ainda não é suficiente, este é obtido através de tecnologias de manipulação em nanoescala, ou seja, em escala atómica e molecular.

De acordo com o estudo desta nova madeira, publicado na revista americana Biomacromolecules, o uso de energia em casas e edifícios, na qual se inclui a luz, condicionadores do ar e aquecimento de água, representa aproximadamente entre 30% a 40% do consumo total de energia.

“É portanto de grande importância reduzir o consumo de energia no setor da construção. Neste contexto, a energia solar é bastante atraente, uma vez que é uma energia limpa, gratuita e inesgotável”, diz o estudo.

Entre as aplicações futuras da madeira transparente, o investigador sueco destaca que será ainda possível construir janelas, paredes e fachadas de casas que sejam, ao mesmo tempo, painéis solares.

Mas, para isso, Berglund explica que é preciso desenvolver a pesquisa de forma a “aprimorar a técnica e o grau de transparência da madeira”, bem como o processo de produção do novo material.

Depois dessa fase estar concluída, o investigador espera que a nova madeira possa entrar no mercado nos próximos anos.

“Já demonstramos que é possível fabricar madeira transparente a uma escala laboratorial. Agora, é necessário investimento para iniciar a sua produção comercial”, conclui.

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Haja analfabetismo e ignorância, nas traduções propaladas nos “artigos” publicados neste “site”…
    “…transparente com propriedades óticas…” logo, “com propriedades auditivas”!!??

    ó·ti·co (do grego otikós…) – adjectivo: Relativo… ao ouvido ou à orelha.
    in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

    óp·ti·co (do grego optikós…) – adjectivo: Relativo ao olho ou à visão.
    in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

    Haja paciência!!!

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …