Cientistas suecos inventam madeira transparente que pode substituir o vidro

(dr) Peter Larsson

-

Equipa de investigadores suecos desenvolveu uma madeira transparente que poderá vir a substituir o vidro em várias estruturas de construção como, por exemplo, janelas e fachadas.

Segundo a BBC, o novo material foi criado pelo Real Instituto de Tecnologia sueco (Kungliga Tekniska Högskolan – KTH), sediado em Estocolmo, e pode reduzir de forma significativa os custos de produção de painéis solares.

“A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na confeção de painéis solares, uma vez que é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável”, explica o sueco Lars Berglund, um dos responsáveis pelo novo produto e diretor do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira do KTH.

“Trata-se, portanto, de um material particularmente importante para reduzir os custos de implantação de painéis solares em superfícies extensas, o que pode beneficiar regiões com boas condições climáticas”, acrescenta.

Para criar este produto, os investigadores recorreram a um processo químico de remoção da lignina, um componente natural da parede celular da madeira.

“Quando a lignina é removida, a madeira torna-se branca. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas”, explica Berglund à emissora britânica.

Como o efeito de transparência ainda não é suficiente, este é obtido através de tecnologias de manipulação em nanoescala, ou seja, em escala atómica e molecular.

De acordo com o estudo desta nova madeira, publicado na revista americana Biomacromolecules, o uso de energia em casas e edifícios, na qual se inclui a luz, condicionadores do ar e aquecimento de água, representa aproximadamente entre 30% a 40% do consumo total de energia.

“É portanto de grande importância reduzir o consumo de energia no setor da construção. Neste contexto, a energia solar é bastante atraente, uma vez que é uma energia limpa, gratuita e inesgotável”, diz o estudo.

Entre as aplicações futuras da madeira transparente, o investigador sueco destaca que será ainda possível construir janelas, paredes e fachadas de casas que sejam, ao mesmo tempo, painéis solares.

Mas, para isso, Berglund explica que é preciso desenvolver a pesquisa de forma a “aprimorar a técnica e o grau de transparência da madeira”, bem como o processo de produção do novo material.

Depois dessa fase estar concluída, o investigador espera que a nova madeira possa entrar no mercado nos próximos anos.

“Já demonstramos que é possível fabricar madeira transparente a uma escala laboratorial. Agora, é necessário investimento para iniciar a sua produção comercial”, conclui.

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Haja analfabetismo e ignorância, nas traduções propaladas nos “artigos” publicados neste “site”…
    “…transparente com propriedades óticas…” logo, “com propriedades auditivas”!!??

    ó·ti·co (do grego otikós…) – adjectivo: Relativo… ao ouvido ou à orelha.
    in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

    óp·ti·co (do grego optikós…) – adjectivo: Relativo ao olho ou à visão.
    in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

    Haja paciência!!!

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …