Cientistas suecos criaram as primeiras rosas ciborgues

Eliot Gomez / Linköping University

Cientistas da Universidade Linköping, Suécia, criaram rosas vivas com circuitos electrónicos no meio dos sistemas vasculares.

Cientistas da Universidade Linköping, Suécia, criaram rosas vivas com circuitos electrónicos no meio dos sistemas vasculares.

Uma equipa de investigadores suecos conseguiu criar rosas vivas com circuitos electrónicos enfiados no meio dos seus sistemas vasculares. Umas verdadeiras rosas ciborgues.

Após dois anos de pesquisa, uma equipa de cientistas do Laboratório de Electrónica Orgânica da Universidade Linköping na Suécia conseguiu criar as primeiras rosas electrónicas de sempre – e alterar as cores das suas folhas com um simples clique.

Estas rosas ciborgues são plantas vivas com circuitos electrónicos integrados no meio dos seus sistemas vasculares.

No estudo, publicado na Science Advances, os investigadores contam que começaram por cortar os caules das rosas e que as colocaram numa solução contendo uma variante de um polímero orgânico que é conhecido como PEDOT-S:H e que tem como principal característica a boa condutividade quando hidratado.

Esquema dos circuitos electrónicos no sistema vascular da rosa ciborgue

Passados dois dias, descascaram as camadas externas dos caules das rosas e encontraram minúsculos fios do polímero orgânico que se tinham enfiado dentro da haste das plantas.

Volvidos mais alguns dias, os investigadores conseguiram confirmar que esses fios tinham condutividade eléctrica.

De certo modo, a planta está a ajudar a organizar os dispositivos electrónicos“, explica à Live Science o autor do estudo, o professor Magnus Berggren.

“Se combinarmos os sensores com mecanismos de distribuição, podemos criar um sistema neuronal para gravar, sentir e regular a fisiologia da planta”, acrescenta Berggren.

Esta investigação pode assim, ser muito relevante no âmbito da regulação e do controle do crescimento das plantas.

Pode permitir, nomeadamente, comunicar às flores quando devem desabrochar para evitar as geadas, por exemplo, ou ajudar a criar plantas que se iluminam quando precisam de água. Mas até lá ainda vai um longo caminho.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …