Cientistas suecos criaram as primeiras rosas ciborgues

Eliot Gomez / Linköping University

Cientistas da Universidade Linköping, Suécia, criaram rosas vivas com circuitos electrónicos no meio dos sistemas vasculares.

Cientistas da Universidade Linköping, Suécia, criaram rosas vivas com circuitos electrónicos no meio dos sistemas vasculares.

Uma equipa de investigadores suecos conseguiu criar rosas vivas com circuitos electrónicos enfiados no meio dos seus sistemas vasculares. Umas verdadeiras rosas ciborgues.

Após dois anos de pesquisa, uma equipa de cientistas do Laboratório de Electrónica Orgânica da Universidade Linköping na Suécia conseguiu criar as primeiras rosas electrónicas de sempre – e alterar as cores das suas folhas com um simples clique.

Estas rosas ciborgues são plantas vivas com circuitos electrónicos integrados no meio dos seus sistemas vasculares.

No estudo, publicado na Science Advances, os investigadores contam que começaram por cortar os caules das rosas e que as colocaram numa solução contendo uma variante de um polímero orgânico que é conhecido como PEDOT-S:H e que tem como principal característica a boa condutividade quando hidratado.

Esquema dos circuitos electrónicos no sistema vascular da rosa ciborgue

Passados dois dias, descascaram as camadas externas dos caules das rosas e encontraram minúsculos fios do polímero orgânico que se tinham enfiado dentro da haste das plantas.

Volvidos mais alguns dias, os investigadores conseguiram confirmar que esses fios tinham condutividade eléctrica.

De certo modo, a planta está a ajudar a organizar os dispositivos electrónicos“, explica à Live Science o autor do estudo, o professor Magnus Berggren.

“Se combinarmos os sensores com mecanismos de distribuição, podemos criar um sistema neuronal para gravar, sentir e regular a fisiologia da planta”, acrescenta Berggren.

Esta investigação pode assim, ser muito relevante no âmbito da regulação e do controle do crescimento das plantas.

Pode permitir, nomeadamente, comunicar às flores quando devem desabrochar para evitar as geadas, por exemplo, ou ajudar a criar plantas que se iluminam quando precisam de água. Mas até lá ainda vai um longo caminho.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PS e PSD recusam cortar apoio do Estado a campanhas e partidos

O parlamento debate esta sexta-feira seis projetos de lei de para alterar o regime do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, com o PS, que não apresenta diploma, a admitir viabilizar o do …

Já são conhecidos os jogos da final a oito da Liga dos Campeões

O sorteio dos jogos da 'final eight' da Liga dos Campeões realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Todos os encontros da competição disputam-se em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto, sem …

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …