ADN revela como é que os cães se tornaram melhores amigos do homem

Uma nova investigação reforça a teoria de que os cães podem ser sido domesticados a partir de lobos que frequentavam as primeiras civilizações humanas à procura de restos de comida.

O estudo realizado por cientistas da ENS de Lyon, em França, publicado na Royal Society Open Science, analisou o ADN dos ossos de cães em oito zonas arqueológicas na Europa e na Ásia.

Os resultados da investigação sugerem que os cães desenvolveram a habilidade de digerir alimentos ricos em amido durante a revolução agrícola há milhares de anos.

A investigadora Morgane Ollivier, da ENS, disse que a domesticação dos cães foi influenciada pelo desenvolvimento cultural humano.

Amostras de ADN com 4 e 8 mil anos revelam que a habilidade dos cães digerirem amido surgiu na época em que as civilizações adotaram a agricultura.

“Ligamos a habilidade de digerir amido ao desenvolvimento da agricultura nas primeiras sociedades agrícolas. Isto provavelmente constituiu uma vantagem seletiva importante para os cães, que se alimentavam dos restos de comida deixados por humanos”, explicou Ollivier à BBC.

“É um exemplo incrível de evolução paralela da cultura humana – o aparecimento da agricultura e do genoma do cão”, acrescentou a investigadora.

Os cientistas defendem ideias diferentes sobre como é que os cães foram domesticados a partir dos lobos.

Alguns especialistas sugerem que os antigos caçadores utilizavam os lobos como companheiros de caça ou como cães de guarda – conseguindo, gradualmente, treinar e domesticar estes animais.

Outros argumentam que a domesticação começou mais tarde, quando os lobos começaram a roubar restos de comida das civilizações e começaram a viver com os humanos.

Segundo os cientistas, os cães começaram a desenvolver-se como uma subespécie (Canis lupus familiaris) da espécie Canis lupus.

Independentemente do motivo que despoletou o desenvolvimento dos cães, estes são os animais de estimação mais populares em todo o mundo e são considerados como os melhores amigos do homem.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …