Cientistas revelam imagens da queda do objeto espacial desconhecido

Uma equipa internacional de investigadores observou o momento em que, na passada sexta-feira, lixo espacial veio em direção à Terra, momentos antes de cair no Oceano Índico.

O lixo espacial em questão, que dias antes tinha sido considerado um “objeto espacial desconhecido”, caiu, tal como estava previsto, na manhã da última sexta-feira no Oceano Índico, perto do Sri Lanka.

Batizado com o nome de WT1190F, este objeto foi visto por uma equipa internacional de especialistas, entre eles cientistas alemães e norte-americanos, a bordo de um avião equipado por diversas câmaras e instrumentos espaciais.

De acordo com a NASA, citada pelo RT, esta missão só foi possível graças ao International Astronomical Center (IAC) e à agência espacial dos Emirados Árabes Unidos, responsáveis por terem financiado todas as condições necessárias.

Segundo os investigadores, o objeto em questão é lixo proveniente de uma antiga missão espacial e media cerca de um metro de diâmetro. Ao regressar à atmosfera terrestre, o objeto entrou em modo asteroide e transformou-se numa bola de fogo.

Para observar a entrada do objeto no nosso planeta, o avião estava a uma altitude de 12 000 metros, situado a uma distancia de 100 a 200 quilómetros. A equipa espera ter recolhido dados espectroscópicos suficientes para revelar a composição química do WT1190F.

Para já, algumas das imagens proporcionam pistas sobre a sua estrutura e as suas propriedades mecânicas, algo que poderá ser útil na análise dos asteroides que se dirigem à Terra.

O objeto foi descoberto pelo Catalina Sky Survey, um programa na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, destinado a descobrir asteroides e cometas que passem perto da terra.

ZAP / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.