Cientistas descobrem como manipular a rebeldia dos adolescentes para o bem

Investigadores americanos afirmam que a rebeldia adolescente – algo que os adultos tentam controlar desde sempre – pode ser virtuosa e saudável se for aproveitada da maneira correta.

Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences descobriu que os adolescentes fazem escolhas melhores se forem incentivados a imaginar o comportamento saudável como uma espécie de desafio.

Os investigadores dividiram 489 alunos do oitavo ano em dois grupos – o primeiro leu um artigo comum que recomendava uma alimentação saudável, e o segundo leu um artigo no qual uma empresa de alimentos expunha práticas cínicas de falsificação de produtos fazendo com que pareçam mais saudáveis quando, na realidade, não o são.

No dia seguinte os alunos foram convidados a escolher que tipo de lanche queriam comer, e os adolescentes que leram o segundo artigo escolheram alimentos mais saudáveis.

“Fizemos com que as empresas por trás do marketing de alimentos parecessem figuras controladoras, e enquadramos o fato de evitar a fast-food como uma forma de se rebelar contra o controlo das próprias empresas”, explicou a equipa, liderada por Christopher Bryan da Universidade de Chicago, e David Yeager da Universidade do Texas, nos EUA.

De acordo com os autores do estudo, a maioria das tentativas de prevenção da obesidade não levam a qualquer perda de peso nos jovens – uma poderosa “cultura de consumo”.

No entanto, Bryan e Yeager pretendem testar, em breve, uma forma de mudar definitivamente o modo como os anúncios de fast-food são entendidos pela maioria dos jovens – para que comecem a gerar uma onda de indignação, em vez de tentação.

Um outro estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine, em 2009, revelou que uma campanha anti tabaco, criada nos EUA, impediu que cerca de 450.000 jovens começassem a fumar ao transformar o tabagismo numa forma de submissão a empresas e não num ato de rebeldia.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …