/

Cientistas revelam como era realmente o T-rex

3

(dr) BBC

Documentário “The Real T.rex with Chris Packham”, da BBC

Segundo um documentário da BBC, aquele que é provavelmente o mais emblemático predador do mundo pré-histórico, o Tyrannosaurus rex, era completamente diferente da imagem assustadora com que são retratados nos filmes.

Em vez de ser um predador assustador e barulhento, o mítico dinossauro na realidade tinha penas negras e sobrancelhas cor de laranja, diz uma nova teoria sobre o T-rex apresentada no documentário The Real T-Rex  da BBC. Segundo os cientistas citados no filme, “a ciência primitiva e a cultura popular interpretaram mal o dinossauro”.

Os cientistas afirmam que o famoso dinossauro tinha tufos negros e eriçados de penas no dorso e marcas cor de laranja à volta dos olhos, e o seu rugido, mostrado por exemplo no filme “Jurassic Park” de Steven Spielberg, talvez na verdade nunca tenha sido ouvido, porque este predador emitia sons inaudíveis.

Na realidade, diz a diz a professora Julia Clarke, da Universidade de Texas, que participou do documentário, o T-rex emitia um ruído profundo e infrassónico, pouco audível para o ouvido humano, capaz de ser transmitido a longas distâncias.

Segundo a especialista, a análise dos seus ossos, pele, dentes e músculos revelou que o animal poderia ser mais parecido com as aves do que com os répteis, dadas as penas e marcas ao redor dos olhos.

Além disso, Clarke acredita que o Tyrannosaurus rex estava coberto com manchas escuras. Observando a pele fossilizada do dinossauro ao microscópio, a cientista encontrou as estruturas que produzem melanina, o pigmento que nos dá sardas e pele bronzeada.

A tomografia computorizada do crânio fossilizado de um destes dinossauros apoia também esta hipótese. Afinal, em vez de caçar sozinho como os filmes do Hollywood o descrevem, acredita-se que os Tyrannosaurus rex agiam em grupos familiares.

O documentário será transmitido no dia 2 de janeiro no canal britânico. Se tem a sorte de apanhar a BBC2, marque já lugar no seu sofá, mas deixe de lado as pipocas, porque está na hora de perder as calorias extra que ganhou nas Festas.

(dr) BBC

Pelos negros, sobrancelhas cor-de-laranja, sons inaudíveis para os humanos. Cientistas revelam como era realmente o Tyrannosaurus rex

3 Comments

  1. as pipocas não engordam assim tanto. Na verdade são um dos snacks mais saudáveis que podemos comer.

    Conselho do Dr. Urtiga.

  2. “Segundo a especialista, a análise dos seus ossos, pele, dentes e músculos revelou que o animal poderia ser mais parecido com as aves do que com os répteis, dadas as penas e marcas ao redor dos olhos.” Parece que essa “especialista” que descarta a versão do Jurassic Park… Não viu o filme!… É que fala-se precisamente na teoria da descendência das aves e não dos repteis!
    Nota: De qualquer forma, um bicho com vários metros de altura, dentes afiados, mete medo a qualquer (igualmente) um! Com ou sem penas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.