Cientistas revelam como era realmente o T-rex

(dr) BBC

Documentário “The Real T.rex with Chris Packham”, da BBC

Segundo um documentário da BBC, aquele que é provavelmente o mais emblemático predador do mundo pré-histórico, o Tyrannosaurus rex, era completamente diferente da imagem assustadora com que são retratados nos filmes.

Em vez de ser um predador assustador e barulhento, o mítico dinossauro na realidade tinha penas negras e sobrancelhas cor de laranja, diz uma nova teoria sobre o T-rex apresentada no documentário The Real T-Rex  da BBC. Segundo os cientistas citados no filme, “a ciência primitiva e a cultura popular interpretaram mal o dinossauro”.

Os cientistas afirmam que o famoso dinossauro tinha tufos negros e eriçados de penas no dorso e marcas cor de laranja à volta dos olhos, e o seu rugido, mostrado por exemplo no filme “Jurassic Park” de Steven Spielberg, talvez na verdade nunca tenha sido ouvido, porque este predador emitia sons inaudíveis.

Na realidade, diz a diz a professora Julia Clarke, da Universidade de Texas, que participou do documentário, o T-rex emitia um ruído profundo e infrassónico, pouco audível para o ouvido humano, capaz de ser transmitido a longas distâncias.

Segundo a especialista, a análise dos seus ossos, pele, dentes e músculos revelou que o animal poderia ser mais parecido com as aves do que com os répteis, dadas as penas e marcas ao redor dos olhos.

Além disso, Clarke acredita que o Tyrannosaurus rex estava coberto com manchas escuras. Observando a pele fossilizada do dinossauro ao microscópio, a cientista encontrou as estruturas que produzem melanina, o pigmento que nos dá sardas e pele bronzeada.

A tomografia computorizada do crânio fossilizado de um destes dinossauros apoia também esta hipótese. Afinal, em vez de caçar sozinho como os filmes do Hollywood o descrevem, acredita-se que os Tyrannosaurus rex agiam em grupos familiares.

O documentário será transmitido no dia 2 de janeiro no canal britânico. Se tem a sorte de apanhar a BBC2, marque já lugar no seu sofá, mas deixe de lado as pipocas, porque está na hora de perder as calorias extra que ganhou nas Festas.

(dr) BBC

Pelos negros, sobrancelhas cor-de-laranja, sons inaudíveis para os humanos. Cientistas revelam como era realmente o Tyrannosaurus rex

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. as pipocas não engordam assim tanto. Na verdade são um dos snacks mais saudáveis que podemos comer.

    Conselho do Dr. Urtiga.

  2. “Segundo a especialista, a análise dos seus ossos, pele, dentes e músculos revelou que o animal poderia ser mais parecido com as aves do que com os répteis, dadas as penas e marcas ao redor dos olhos.” Parece que essa “especialista” que descarta a versão do Jurassic Park… Não viu o filme!… É que fala-se precisamente na teoria da descendência das aves e não dos repteis!
    Nota: De qualquer forma, um bicho com vários metros de altura, dentes afiados, mete medo a qualquer (igualmente) um! Com ou sem penas!

RESPONDER

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …