Cientistas ressuscitam um urso de água congelado há 33 anos

Uma equipa de cientistas japoneses conseguiu ressuscitar um exemplar de urso de água encontrado congelado, há 30 anos, no Polo Sul, anunciou o Instituo Nacional de Investigação do Japão, NIPR.

Em comunicado, o NIPR anunciou ter ressuscitado um exemplar de tardigrado, popularmente conhecido como urso de água, que tinha sido encontrado em amostras de musgo obtidas em novembro de 1983 perto da base polar japonesa de Showa, na Antártida Oriental.

O tardigrado é um extremófilo, animal capaz de sobreviver em situações extremas, no vácuo do espaço e em temperaturas abaixo de zero, e é considerado “o animal mais resistente do mundo“.

Em 2007, a Agência Espacial Europeia, ESA, enviou mesmo 3.000 tardigrados para o espaço, durante 12 dias, tornando-os os primeiros animais a sobreviver à exposição ao espaço sideral.

O tardigrado consegue adaptar o seu metabolismo às condições ambientes, diminuindo ou aumentando o seu ritmo, o que lhe permite viver num grande num intervalo de temperaturas que vai desde os -20ºC até aos 100º, e suportar condições extremas de pressão e de radiação.

Este animal microscópico de oito patas, pertencente ao filo dos artrópodes, recebeu a alcunha de urso de água devido à sua aparência e forma de caminhar.

Ressuscitado 33 anos depois

A equipa de cientistas do NIPR iniciou em março de 2014 o processo de descongelamento do tardigrado encontrado há 33 anos, tendo conseguido fazê-lo “regressar à vida”.

Segundo o jornal japonês The Asahi Shimbun, a equipa de cientistas encontrou na amostra de musgo colhida em Showa dois exemplares e um ovo de tardigrado, tendo conseguido descongelar um dos animais e o ovo.

Depois de ressuscitado, o animal começou a movimentar-se e a comer normalmente, tendo posto 19 ovos – dos quais 14 eclodiram.

O processo de ressuscitação usado pela equipa de cientistas foi descrito num artigo, publicado na revista Cryobiology.

O animal encontrava-se em criptobiose, um estado de latência que assegura a sobrevivência em ambientes extremos. Para tal, o tardigrado desidratou-se e entrou em hibernação.

Já tinha sido possível “ressuscitar” animais congelados, mas nunca antes um animal tinha ficado mais de nove anos congelado no gelo.

“Queremos descobrir o mecanismo que permite a estes animais reparar estragos no seu DNA”, disse ao Asahi o principal autor do estudo, Megumu Tsujimoto, investigador do NIPR.

O descongelamento deste exemplar vai agora permitir aos cientistas estudar o processo de  hibernação que lhe permitiu ser ressuscitado ao fim de 30 anos — algo que pode vir a ser muito útil ao Homem no futuro, por exemplo em viagens interplanetárias de longo curso.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Medidas urgentes" para a Saúde. PCP quer medicamentos gratuitos para doentes crónicos

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou este domingo que o partido vai apresentar "medidas urgentes" na área da saúde, destacando-se a dispensa gratuita de medicamentos para doentes crónicos e a criação do Laboratório …

Dinamarca responde a Trump: A Gronelândia não está à venda

O Presidente dos Estados Unidos quer comprar a Gronelândia "por razões estratégicas". A primeira-ministra dinamarquesa já fez questão de relembrar Donald Trump que o território não está à venda. Segundo o Expresso, as declarações do Presidente …

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …