Cientistas refutam duas das principais teorias sobre a mítica Ilha de Páscoa

(CC0/PD) Wolk9 / Pixabay

Estátuas Moai, na ilha de Páscoa, no Chile

Uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa interdisciplinar de cientistas do Chile Espanha e Noruega, acaba de refutar algumas das principais teorias sobre a dinâmica populacional da Ilha de Páscoa, no Chile.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista científica Proceedings of the Royal Society, a população indígena da Ilha de Páscoa não entrou em colapso após a chegada de europeus ao território dos Rapa Nui e os seus problemas também não estiveram relacionados com a sobre-exploração de recursos naturais.

O estudo refuta assim duas das principais teorias sobre o colapso da população da Ilha de Páscoa, que se acredita que foi colonizada nos séculos XII e XIII por marinheiros polinésios – a partir daqui, os locais enfrentaram várias crises.

A nova investigação sugere que as crises sociais foram causadas pelos efeitos a longo prazo das mudanças climáticas sobre a capacidade de produção de alimentos, tirando dos colonizadores a “culpa” pelo colapso da população indígena.

Estudos levados a cabo pela equipa, no campo da Botânica e da Paleontologia, revelarem que a Ilha de Páscoa estava coberta de florestas quando os primeiros colonos chegaram, sendo ocupadas por uma variedade de árvores, arbustos e gramíneas.

Contudo, o desflorestação levada a cabo para a criação de terras de cultivo, bem como a introdução do rato polinésio, levaram a uma desflorestação gradual, afetando, posteriormente, a produção de alimentos para a população.

Atualmente, a Ilha de Páscoa é totalmente coberta por planícies.

Citado pelo portal Phys.org, Mauricio Lima, professor da Universidade Católica do Chile, sublinhou que a história da população Rapa Nui é “bastante polémica”, recordando que foram levantadas duas grandes hipóteses sobre o seu desenvolvimento.

“Uma das hipóteses afirma que a população sofreu um grande colapso com a sobre-exploração dos recursos naturais. A outra hipóteses sustenta que houve um colapso após após a chegada dos europeus à ilha. As nossas investigações mostram que nenhuma das hipóteses é correta”, afirmou o especialista.

Nils Chr. Stenseth, professora da Universidade de Oslo, frisou ainda, citado pelo mesmo portal que a investigação “desfez” ainda outro mito: o que sustenta que a população viveu num equilíbrio idílico com a natureza durante séculos.

“Isso também não é verdade”, rematou.

A mítica Ilha de Páscoa

Localizada no Chile, a Ilha de Páscoa é um dos locais mais misteriosos do nosso planeta. Há dois mil anos, foi lar de uma civilização polinésia que deixou na ilha um grande número de vestígios em forma de moais gigantes que, acreditam os cientistas, personalizam os antepassados dos antigos moradores da região.

A civilização praticamente desapareceu da ilha antes da chegada dos primeiros colonizadores. Desde então, o seu desaparecimento tem levando dúvidas mas, de acordo com as teorias mais aceites pela comunidade científica, a sua extinção pode estar relacionada com a falta de recursos ou então com guerras entre grupos.

No ano passado, o governo chileno anunciou que deverá rebatizar a Ilha de Páscoa, apelidando-a de Ilha Rapa Nui, que significa “Ilha Grande” e é o seu nome ancestral.

Ilha de Páscoa foi a denominação dada pelo explorador holandês Jakob Roggeveen (1659-1729) – oficialmente o primeiro europeu a pisar na ilha –, que, como chegou à região num domingo de Páscoa, resolveu dar-lhe esse nome.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …