Cientistas recriam animal com 500 milhões de anos (e parece um alien)

Estúdio 10 Tons, Dinamarca

Agnostus pisiformis, o animal que parece um alien

Cientistas fizeram uma recriação de um ser vivo de 500 milhões de anos, e o resultado parece um alien. As imagens são de uma escultura de Agnostus pisiformis, um artrópode agora extinto que viva no que é hoje a Escandinávia.

As criaturas, de apenas um centímetro de comprimento, são conhecidas com precisão de detalhes anatómicos porque foram perfeitamente preservadas em xisto e calcário.

“O incrível grau de detalhe significa que conseguimos compreender toda a anatomia do animal, o que, por sua vez, revela muito sobre a ecologia e modo de vida“, explica Mats E. Eriksson, professor de geologia da Universidade de Lund, na Suécia.

Agnostus pisiformis começava a vida como uma larva e desenvolvia-se até chegar à idade adulta, perdendo e regenerando repetidamente o seu duro exoesqueleto. O corpo era protegido por dois escudos que se pareciam com conchas.

Pouco se sabe sobre o estilo de vida oceânico da criatura, mas provavelmente alimentava-se de pedaços de matéria orgânica na água. O pequeno bicho é particularmente útil para os cientistas modernos por ser o que é chamado de “fóssil índice”.

Os fósseis índices aparecem apenas num período de tempo específico e são usados para datar camadas de rocha: se estão presentes numa, não há dúvida sobre quando aquela camada se formou.

Um grupo de artistas do estúdio 10 Tons, na Dinamarca, foi quem criou as novas esculturas realistas de A. pisiformis. O processo foi minucioso e envolveu vários passos de modelagem, inclusive à mão, com argila, cera e silício.

As esculturas finais foram feitas com silício translúcido, e cada uma é do tamanho de um prato – muito maior do que as criaturas reais, o que facilita ver a sua anatomia.

Os artistas fizeram mais do que uma escultura, incluindo uma versão parcialmente aberta, imitando o possível posicionamento do artrópode durante a natação, uma versão fechada para mostrar como os escudos exoesqueletais a protegeriam, e uma versão tal como a criatura apareceria sob um microscópio eletrónico.

Os investigadores e os artistas esperam que as criações sejam exibidas numa exposição itinerante sobre os animais do mar cambriano, que se refere ao momento da explosão cambriana, uma rápida diversificação da vida que deu origem a uma série de criaturas em todo o planeta.

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Já há onzes oficiais

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …

"Um absurdo". Em 2424 vagas, só 2 professores com menos de 30 anos devem entrar nos quadros

O envelhecimento da carreira docente volta a fazer parte das reclamações da Federação Nacional de Professores (Fenprof), com o secretário-geral da entidade, Mário Nogueira, a revelar que, no próximo concurso de acesso aos quadros da …

Pfizer investiga pessoas vacinadas que contraíram a doença e estuda impacto da dose de reforço

A farmacêutica Pfizer vai realizar um estudo sobre um grupo de pessoas que depois de vacinadas contra o covid-19 contraíram a doença para determinar se é necessária uma dose de reforço. O anúncio sobre a investigação …