Cientistas recriam a primeira flor do planeta em 3D

Um estudo recente sugere que todas as flores que conhecemos hoje derivam de um único antepassado, que viveu há cerca de 140 milhões de anos.

A investigação foi divulgada na Nature Communications e envolveu cientistas da Universidade do Sul de Paris, que combinaram modelos da evolução das flores com o maior arquivo de dados sobre características de flores que existem atualmente.

A flor ancestral – recriada num modelo 3D – é composta por órgãos em forma de pétala dispostos, em conjunto de três, por camadas sobrepostas, com órgãos reprodutores masculinos e femininos no centro.

“Não há uma flor viva que se pareça exatamente com a ancestral – e porque é que haveria? Esta é uma flor que existiu há pelo menos 140 milhões de anos e teve um tempo considerável para evoluir para a incrível diversidade de flores que existem hoje”, disse Hervé Sauquet, um dos autores do artigo.

Segundo os especialistas, a origem e a evolução inicial são um mistério, principalmente devido à falta de fósseis de flores do período em que se acredita que esta flor ancestral terá existido.

Jason Hilton, da Universidade de Birmingham, que não estava envolvido no estudo, diz que “a estrutura e organização da flor ancestral ainda são um enigma“.

“Por exemplo, não sabemos com certeza se a flor mais velha de todas era bissexuada ou monossexuada ou se era polinizada por insetos ou pelo vento”, destacou.

Para reconstruir a aparência da primeira flor, os cientistas registaram características como as pétalas e sépalas das flores de 792 espécies vivas. Depois, mapearam a distribuição dessas características na árvore evolutiva das plantas com flores, o que permitiu reconstruir a aparência das flores em momentos-chave da sua história – até chegar à imagem do último antepassado comum de todas.

A primeira flor foi reconstruída com estruturas parecidas com pétalas em verticilos florais, com várias pétalas na mesma camada, como, por exemplo, num lírio comum, em vez de pétalas que se sobrepõem em arranjos espirais ao redor do talo, como na flor de lótus.

“Para algumas das características que estudamos, o resultado foi surpreendente. Especialmente o facto de os órgãos como as sépalas, pétalas e estames, terem estado provavelmente dispostos em verticilos em vez de espirais, como se acreditava antes”, disse Hervé Sauquet.

A evolução sexual das flores tem sido muito debatida. As flores podem ser monossexuadas ou bissexuadas – no caso, este estudo pressupõe uma flor ancestral bissexuada com órgãos masculinos e femininos.

“Este estudo é importante porque nos diz o quão complexa era a flor ancestral. Agora, queremos encontrar algum registo ou fóssil dessa flor, se o nosso modelo estiver correto – mas apenas o tempo e novas investigações poderão confirmá-lo”, disse Jason Hilton.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …