Cientistas provam que a voz de Freddie Mercury era do outro mundo

Carl Lender/ Wikimedia

Freddie Mercury, mitico vocalista dos Queen

Freddie Mercury, mitico vocalista dos Queen

Cientistas concluíram – cientificamente – aquilo que os fãs já tinham a certeza: que ninguém canta como Freddie Mercury cantou.

A investigação de cientistas austríacos, checos e suecos mostra que o mítico vocalista dos Queen tinha, além de uma voz incomparável, uma “surpreendente frequência moduladora”.

A voz de Freddie Mercury foi analisada por uma equipa de cientistas liderada por um especialista da voz da Universidade de Viena. O resultado da pesquisa foi publicado na semana passada na revista Logopedics Phoniatrics Vocology.

Os cientistas tiveram por base as gravações do cantor e entrevistas dadas por Mercury ao longo da sua carreira, e envolveu ainda gravações e medições feitas à laringe do cantor rock dinamarquês Daniel Zangger-Borch, a quem pediram que imitasse o vocalista dos Queen.

O site Consequence of Sound refere que a análise permitiu concluir que Freddie Mercury era um barítono – uma voz masculina intermédia, entre o baixo e o tenor -, e não tenor, como muitas vezes foi classificado, com base no facto de que a frequência média da sua voz enquanto falava era de 117,3 Hz.

Segundo os investigadores, Freddie Mercury tinha cordas vocais que vibravam mais rápido do que as de outras pessoas: os seus vibratos chegavam a flutuações de 7.04 Hz, enquanto o comum está entre 5.4 e 6.9 Hz.

Os cientistas notaram também uma “vibração sub-harmónica” na voz de Mercury, um estilo de cantar no qual as pregas ventriculares vibram em conjunto com as pregas vocais.

Freddie Mercury faleceu em 1991.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …