Cientistas provam que a voz de Freddie Mercury era do outro mundo

Carl Lender/ Wikimedia

Freddie Mercury, mitico vocalista dos Queen

Freddie Mercury, mitico vocalista dos Queen

Cientistas concluíram – cientificamente – aquilo que os fãs já tinham a certeza: que ninguém canta como Freddie Mercury cantou.

A investigação de cientistas austríacos, checos e suecos mostra que o mítico vocalista dos Queen tinha, além de uma voz incomparável, uma “surpreendente frequência moduladora”.

A voz de Freddie Mercury foi analisada por uma equipa de cientistas liderada por um especialista da voz da Universidade de Viena. O resultado da pesquisa foi publicado na semana passada na revista Logopedics Phoniatrics Vocology.

Os cientistas tiveram por base as gravações do cantor e entrevistas dadas por Mercury ao longo da sua carreira, e envolveu ainda gravações e medições feitas à laringe do cantor rock dinamarquês Daniel Zangger-Borch, a quem pediram que imitasse o vocalista dos Queen.

O site Consequence of Sound refere que a análise permitiu concluir que Freddie Mercury era um barítono – uma voz masculina intermédia, entre o baixo e o tenor -, e não tenor, como muitas vezes foi classificado, com base no facto de que a frequência média da sua voz enquanto falava era de 117,3 Hz.

Segundo os investigadores, Freddie Mercury tinha cordas vocais que vibravam mais rápido do que as de outras pessoas: os seus vibratos chegavam a flutuações de 7.04 Hz, enquanto o comum está entre 5.4 e 6.9 Hz.

Os cientistas notaram também uma “vibração sub-harmónica” na voz de Mercury, um estilo de cantar no qual as pregas ventriculares vibram em conjunto com as pregas vocais.

Freddie Mercury faleceu em 1991.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …