Cientistas profetizam mega-tsunami após colapso do vulcão do Fogo

Chris Wren, Kenn Brown / mondoart.net

A actividade do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, poderá redundar na ocorrência de um mega-tsunami no Oceano Atlântico de dimensões e consequências devastadoras, advertem cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Apesar de a ocorrência de um mega-tsunami diluviano que limpe a face da Terra não ser provável, não é descabido que algum dia uma catástrofe destas dimensões possa acontecer.

Tal foi o que aconteceu há 73 mil anos, quando o colapso de um mega-vulcão originou um tsunami com ondas de 170m de altura – e agora, advertem os cientistas, não é impossível que algo semelhante ocorra.

De onde vem o perigo? Do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, em pleno Oceano Atlântico.

O vulcão entrou em erupção em Novembro, depois de 20 anos de inactividade, provocando intensa actividade sísmica na ilha.

Mas segundo um estudo de uma equipa de cientistas da Escola de Ciências da Terra da Universidade de Bristol, citados pelo jornal Express, um novo episódio do vulcão do Fogo poderia ser devastador.

O mega-tsunami ocorrido há 73.000 anos em Cabo Verde foi tão poderoso, que rochas do tamanho de autocarros originárias da ilha de Santiago foram lançadas a 45 quilómetros de distância.

“Um evento desta natureza causaria uma destruição incalculável”, diz o geólogo Ricardo Ramalho, investigador da Universidade de Bristol e principal autor do estudo, publicado na revista Nature, que contou com a colaboração de investigadores da Universidade de Columbia, noe EUA, U.Lisboa e U.Açores, do Instituto Português do Mar e Atmosfera e do Instituto Dom Luiz

Holger Reineccius / Wikimedia

Pico de Fogo – vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Segundo o investigador português, o vulcão da ilha do Fogo eleva-se 2.829 m acma do nível do mar e entra em erupção de 20 em 20 anos, pelo que “devemos estar atentos, porque a sua erupção não deve ser subestimada”.

O tsunami de Dezembro de 2004, que devastou o Oceano Índico e causou a morte a cerca de 220 mil pessoas, registou ondas de 30m de altura – menos de um quinto das ocorridas no evento pré-histórico de há 73 mil anos.

Segundo Bill McGuier, investigador da Universidade de Londres, os mega-tsunamis ocorrem apenas a cada 10.000 anos, mas sem qualquer dúvida que “os vulcões como o da Ilha dp Fogo têm o potencial de se tornar devastadores e representam um perigo real”.

Também o físico futurista norte-americano Michio Kaku adverte que “um desastre de proporções bíblicas pode atingir a Terra”.

“A grande questão é apenas quando o fará”, diz Kaku.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Atenção. esta notícia corresponde a uma má leitura do que está escrito no artigo de que sou co-autor. Não é profetizado qualquer megatsunami futuro produzido pela ilha do Fogo. O estudo mostra que a ilha do Fogo sofreu um colapso do seu flanco leste há 73 mil anos que desencadeou um tsunami de enormes dimensões que atingiu as outras ilhas do arquipélago e em particular a ilha de Santiago que se localiza mais próximo e mesmo em frente do local do escorregamento.
    Os grandes blocos que foram identificados como tendo sido depositados pelo tsunami não são provenientes da ilha do Fogo mas das arribas de Santiago, relativamente próximas do local onde se depositaram.
    A ilha do Fogo não pode ser classificada como um megavulcão, e a mais recente erupção não aconteceu 40 anos após a anterior, mas sim 20 anos, nem provocou “a maior actividade sísmica de que há registo na ilha”. Foi registada actividade dentro do que é normal para uma erupção de pequena dimensão como a que ocorreu em 2014.
    O Dr. Ricardo Ramalho não é geofísico, mas sim geólogo. A equipa de autores inclui geólogos, geoquímicos e geofísicos.
    Não é uma erupção que desencadeará necessariamente um futuro evento deste tipo. Existem múltiplos mecanismos que se pensa que podem desencadear este tipo de desmoronamentos, mas trata-se de uma área em que o conhecimento é ainda muito limitado. As citação “devemos estar atentos, porque a sua erupção não deve ser subestimada” e “Não sabemos se alguma vez vai ocorrer, mas o colapso deste vulcão tem o potencial de causar uma catástrofe de proporções bíblicas”, aão abusivas pois não foram efectuadas por qualquer dos autores do estudo noticiado.
    Finalmente o estudo em causa foi produzido por investigadores de várias universidades e instituições científicas e não apenas da Universidade de Bristol. As outras instituições são as Universidades de Columbia (USA), Lisboa e Açores (Portugal), Instituto Português do Mar e Atmosferae Instituto Dom Luiz (Portugal).

    O modo sensacionalista como o estudo é noticiado é um mau serviço ao esclarecimento do público em geral.

    • Caro José Madeira,
      Obrigado pelos seus esclarecimentos, pelas preciosas correcções e pela informação adicional, com as quais corrigimos e enriquecemos o nosso texto.
      Algumas das imprecisões que cometemos foram baseadas em informação recolhida não no artigo de que é co-autor, mas numa das fontes consultadas e num outro texto nosso anterior.
      Perdoe-nos ainda o modo que lhe parece sensacionalista da notícia, é principalmente fruto do interesse e da excitação com que no ZAP divulgamos assuntos de ciência.

      • Notícias sensacionalistas e infundamentadas como esta, em nada ajudam a ciência. São boas para juntar às carradas de previsões catastróficas que costumam aparecer próximo do fim de ano, ou em datas especiais como foi a viragem de século/milénio ou o Maia 21/12/2012. Já tinha lido o texto referido por José Madeira e li agora o da notícia do início da mais recente erupção do vulcão do Fogo. Não consigo entender como desses dois textos se construiu este.

  2. Estas notícias são muito preocupantes e a humanidade deveria responder já ao Planeta com mais poluição e destruição. É URGENTE criar empresas para secar todos os mares e devastar florestas – temos de criar plataformas para abandonar este Planeta que está a querer assassinar a humanidade através da simpática e traiçoeira Natureza – Mas será que alguém ainda quer ficar refém aqui?

  3. Boa tarde. Se o jornalista que escreveu o texto consultasse o trabalho original, ou contactasse um dos autores conforme fizeram outros meio de comunicação, em vez de usar como fonte um tablóide sensacionalista com o Daily Express, escreveria certamente um texto mais equilibrado. Começa com o título de que os cientistas profetizam … de facto o artigo trata de um evento que já aconteceu e que nos dá uma ideia do que pode voltar a acontecer em qualquer ilha oceânica e não apenas na ilha do Fogo.
    E já agora, o artigo foi publicado na revista Science Advances e não na Nature. Tara-se de uma revista de acesso aberto e o artigo pode ser descarregado em pdf no link: http://advances.sciencemag.org/content/1/9/e1500456
    Cumprimentos
    José Madeira (co-autor do trabalho)

    • Infelizmente, a maioria dos sites de notícias online que acedemos atualmente baseiam-se simplesmente em retransmitir informação que lêem noutros tablóidese muitas vezes com incorreções. Por várias vezes li artigos em que claramente quem escreveu nem se deu ao trabalho de ler o que escreveu.
      Eu não chamaria isso de jornalismo.
      Quanto a este artigo, mal li o título “cientistas profetizam…” deu-me vontade de rir.

RESPONDER

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …